Por meio da subprefeitura de Jacarepaguá, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que pretende instalar sensores de alagamento em pontos da cidade que já enfrentam problemas com inundações.
O projeto é fruto de uma parceria entre a empresa Startup Noah Smart City com a Subprefeitura de Jacarepaguá, que foi indicada pelo Centro de Operações Rio (COR). Por essa indicação, a subprefeitura informou que tem aproximado startups e entidades da região, para divulgação e captação de recursos.
Inicialmente, sensores serão instalados no Largo da Muzema e Rio das Pedras. Os locais foram selecionados por já terem um histórico de problemaa com inundações. Os aparelhos serão alocados em postes públicos e paredes, em aproximadamente 7 metros de altura.
Sobre a instalação dos aparelhos em outras áreas, a assessoria da subprefeitura informou que depende dos recursos que serão captados, mas o objetivo é instalar em vários pelo bairros de Jacarepaguá. Ou seja, ainda não há data de início para as ações nas localidades citadas acima e em outras regiões.
A partir do momento que os aparelhos estiverem em funcionamento, a Subprefeitura de Jacarepaguá afirma que será possível saber, com mais precisão, onde equipes devem agir em casos de alagamento.