É oficial! O Museu do Samba, na Mangueira, Zona Norte da cidade, é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 10.360/24, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta terça-feira (7).
Em uma publicação no seu perfil do Instagram, Balbi disse: “Gostaria de parabenizar Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba, que conduz essa casa de forma brilhante. Ela reconhece a função social que o samba desempenha na vida daquelas pessoas que respiram dessa atividade, sobretudo crianças e adolescentes”.
Sobre o Museu do Samba
O Museu do Samba reúne mais de 45 mil itens, além de mais de 150 depoimentos gravados de sambistas tradicionais, de todas as escolas de samba, que contam suas trajetórias e descrevem seus saberes. Reconhecido como Centro de Referência de Documentação e Pesquisa do samba, o local busca valorizar e difundir o samba, o desenvolvimento humano e social de indivíduos em vulnerabilidade social por meio de atividades culturais, pesquisa, exposições, oficinas, cursos, educação patrimonial e geração de acervo.