Morro da Providência terá imersão turística guiada com valorização pontos históricos

Primeira favela do Brasil carrega memórias e histórias fundamentais para formação do Rio
Foto: Reprodução/Bruno Martins

No próximo sábado (11), o guia turístico Cosme Felippsen realizará uma visita guiada em diferentes lugares do Morro da Providência, na Zona Central do Rio de Janeiro. O “Rolé no Morro da Providência” pretende apresentar a história e cultura construída ao longo dos anos dentro da primeira favela do Brasil.

O ponto de encontro será no Largo São Francisco da Prainha, às 9h. O passeio terá como parada em pontos como o Oratório da Providência, a Ladeira do Livramento, local onde nasceu o escritor Machado de Assis, o único terreiro de candomblé que permanece ativo na Pequena África.

O Morro da Providência começou a ser ocupado na década de 1890 por moradores despejados dos cortiços durante a reforma de Pereira Passos e soldados que participaram da Guerra de Canudos. O local foi o primeiro a ser associado ao conceito de favela e carrega elementos fundamentais na formação do Rio de Janeiro

Para participar do passeio turístico é só se inscrever pelo Sympla. Para mais informações, entre em contato com o número (21) 96772-0021.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]