casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

Moradores do Santo Amaro se mobilizam para construir pista de skate na favela

Iniciativa do Instituto Ademafia, viabilizada por verba do projeto Elo Solidário, a pista de skate promete ser um espaço de lazer para os moradores
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A favela de Santo Amaro se prepara para a inauguração da sua mais nova pista de skate. O projeto é conduzido pelo Instituto Ademafia, que busca reunir skatistas, crianças e jovens, promovendo o esporte e a convivência na região. Desde 2015, Ademar Lucas, skatista e fundador do Ademafia, busca concretizar o projeto da pista. “O skate mudou a minha vida. Comecei a andar aos 10 anos e, desde então, foi uma ferramenta de transformação. Sempre quis trazer essa oportunidade para a molecada da comunidade”, conta Ademar. 

A construção do espaço não está sendo fácil, o transporte dos materiais pelos becos de Santo Amaro só é possível com a ajuda dos moradores, que carregam cimento, ferramentas e até uma betoneira. “Foi como construir uma pirâmide. Esse projeto só está acontecendo graças ao apoio coletivo”, destaca Luquinhas, como é conhecido. A estrutura é resultado de uma colaboração com o projeto Elo Solidário que financiou a obra, da Tangente Skateparks que realizou o projeto da pista, da dedicação de skatistas e voluntários.  

Favela mobilizada e na expectativa.
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades  

Muito além do skate 

Para Ademar, o skate conecta muito mais do que manobras. “Ele une arte, música e cultura de rua. É um movimento que transforma vidas, abre portas e expande horizontes”, afirma. A nova pista será um espaço para aprendizado e diversão, pensado para atender desde iniciantes até skatistas mais experientes. 

A nova geração de Santo Amaro já começa a se inspirar. Hugo Leonardo, de 12 anos, recém-chegado à comunidade, sonha em aprender a andar de skate. “Vejo o pessoal mandando flip, várias manobras, e fico pensando: deve ser maneiro a sensação”, comenta. 

A inauguração da pista está prevista para 13 de março deste ano, a expectativa é que o local se torne um ponto de referência para o skate no Rio de Janeiro, atraindo pessoas do Brasil e do mundo. “Queremos mostrar que o skate é mais do que um esporte; é uma ferramenta de transformação social”, afirma Ademar. 

Hugo Leonardo (à esquerda) e Alisson Junior (à direita) estão ansiosos para o início das aulas com a construção da pista de skate.  
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidade  

As inscrições para as aulas começam neste mês de fevereiro. Serão divulgadas em grupos do Santo Amaro e ocasionalmente nas redes sociais do Instituto Ademafia. São abertas para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos e gratuitas.  

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]