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A prefeitura do Rio de janeiro recebeu no inicio do mês mais de 10 mil testes de Covid-19, que não estavam sendo utilizados pelo estado. De acordo com Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, esses testes são eficazes. Pois, com apenas 15 minutos a pessoa já tem o resultado do exame.
Daniel Soranz informou que as pessoas podem acessar para fazer a testagem, de forma gratuita, por meio do aplicativo RIO-COVID 19 (disponível para iOS e Android) ou pelo canal de atendimento do 1746.
“Esses testes são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da Covid-19. A gente consegue dar o resultado rápido para a população. Com a testagem e os casos positivos será feito um rastreamento de contato”, disse Soranz.
Em todos os casos, quem tiver com qualquer sinal de Covid-19 poderá se autonotificar e declarar que tem sintomas. A partir daí, após todo o preenchimento necessário, uma equipe da Saúde da Família vai entrar em contato. Assim, poderá definir se aquele cidadão ou cidadã precisa ou não realizar o teste.
O objetivo é que se realizem mais de mil testes por dia em unidades básicas de saúde, utilizando esse sistema, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. No entanto, já em caso de piora ou sintomas graves (falta de ar, desmaio, entre outros sinais), indica-se, portanto, procurar uma unidade mais próxima.
Como fazer os procedimentos para o agendamento
Para agendar o teste pelo aplicativo, deve-se:
- Digitar o CEP de onde reside;
- Informar o bairro, o CPF, o nome, a data de nascimento e o sexo;
- Peso e altura;
- E-mail e celular. A pessoa vai receber um SMS com código para validação;
- Informar se faz parte do grupo de risco, se está grávida ou se tem comorbidades, como diabetes, hipertensão ou obesidade, asma, doença no rim ou fígado;
- Dizer a data de início dos sintomas;
- Em uma lista, marcar os sintomas que teve como tosse, febre acima de 38 graus, dor de garganta, falta de ar, dores musculares, diarreia, dor de barriga, perda de apetite, perda do olfato (cheiro), náusea ou vômito;
- Caso haja algum outro sintoma, também deve ser informado;
- Responder se realizou exame PCR previamente;
- Enviar.
Já pelo telefone a pessoa pode agendar através do 1746. No contato, deverá relatar quais sintomas está sentindo.