Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
Nesta quinta-feira (02) na comunidade da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, moradores poderão se cadastrar no serviço de assistência social da Prefeitura: o CarioCAD. O projeto desde fevereiro tem como objetivo encontrar famílias com renda igual ou abaixo de meio salário mínimo (R$550,00) e acrescentar elas ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A ideia do iniciativa é alcançar quem não consegue chegar aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), levando esse serviço à população e, assim, facilitar o atendimento às famílias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com perfil elegível para acesso a programas de transferência de renda direta.
Sobre o atendimento
O serviço está previsto para começar por volta das 9h da manhã na quadra da Praça do Terço. Para se inscrever é necessário que o responsável familiar tenha, no mínimo, 16 anos, e deve apresentar pelo menos um documento para cada pessoa da família.
Os documentos são estes: CPF ou título de eleitor, documento de emissão nacional (carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), além de um comprovante de residência. Para outros membros da família, é exigido documento de emissão nacional e, no caso de crianças e adolescentes, a apresentação também de declaração da escola.
Podem se inscrever composições familiares com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Através do Cadastro Único é possível acessar programas como Bolsa Família, Cartão Família Carioca, Carteira do Idoso, Aposentadoria de Baixa Renda.