Moradores de favelas do Rio recebem treinamento para agir em emergências durante chuvas fortes

Defesa Civil capacita líderes comunitários para atuar em deslizamentos e desabamentos em mais de 100 favelas
Defesa Civil já realiza encontros com moradores para simulados sobre chuvas na cidade. Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Líderes comunitários de mais de 100 favelas do Rio de Janeiro passaram por um treinamento oferecido pela Defesa Civil para auxiliar vizinhos em situações de emergência causadas por chuvas fortes. A capacitação ensinou técnicas para atuar em casos de deslizamentos de encostas, alagamentos e até desabamentos de imóveis.

Desde 2011, a Defesa Civil utiliza um sistema de alertas e sirenes para avisar moradores sobre riscos geológicos em áreas vulneráveis. Quando há previsão de temporais, as sirenes são acionadas diretamente do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, alertando a população para evacuar áreas de risco e procurar locais seguros.

Atualmente, o município opera com cinco estágios de alerta, que ajudam a população a identificar o nível de risco durante chuvas intensas. O treinamento visa criar redes de apoio comunitário, garantindo respostas rápidas para reduzir danos e salvar vidas nas comunidades mais vulneráveis.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]