Produção: Caio Viana
A estudante, Geovanna Dias, de 22 anos e moradora do Complexo do Alemão, estuda nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e passou para um intercâmbio de cinco meses na Universidade de Porto, cidade de Portugal, na Europa. Para realizar o sonho de estudar fora do país a jovem está pedindo doações pelas redes sociais.
Geovanna conta que os quartos para alugar em Porto custam, no mínimo, trezentos euros por mês, e para ficar cinco meses, só com moradia precisará de aproximadamente R$ 9 mil.
Filha da segurança Alessandra Guedes e do vendedor de autopeças Wagner José, Geovanna desde o ensino médio, cursado em escola pública, já pensava em estudar fora do país e acredita que essa é uma oportunidade única. “Esse intercâmbio pode ser a minha única oportunidade de estudar fora, talvez quando eu voltar, comece a trabalhar como nutricionista aqui e nunca mais consiga ter outra oportunidade de ir pra fora.” Comenta.
Ela diz que está animada para o intercâmbio, mas mostra preocupação com a recepção e com os custos. Sobre a dificuldade de ter acesso a intercâmbios, Geovanna desabafa: “Editais que só dão a bolsa de estudos, só reforçam a dificuldade para alguns alunos conseguirem chegar em certos lugares. Eu me inscrevi no edital sem saber como faria pra ir. E eles são bem claros quem em caso de desistência, o aluno não pode tentar por um tempo”.
Mesmo com a dificuldade antes da viagem, Geovanna diz que está nervosa e animada. “doida pra ir logo, mostrar nossas pesquisas e estudos, levar o Brasil, favela, mostrar como eu vivo a nutrição, nossos costumes, comidas favoritas…” conta. As doações para ajudar Geovanna a fazer o intercâmbio podem ser feitas pela chave pix: [email protected] (Nubank) – Geovanna Guedes Dias.