Morador do Vidigal denuncia caso de racismo na Feira de São Cristóvão

Erick Soares, de 21 anos, foi retirado à força por equipe de segurança do local. Vídeos mostram ação dos agentes de segurança contra jovem
Imagem: Reprodução

Era para ser um final de sábado tranquilo para Erick Soares, de 21 anos, em uma visita à Feira de São Cristóvão, mas acabou virando um episódio grave para o jovem. Erick, que é fundador do Coletivo Arteração, morador da favela do Vidigal, pesquisador de Direitos Humanos pela UFRJ e atuante da Organização das Nações Unidas foi alvo de racismo no local.

O caso ocorreu no no último sábado (28), por volta das 22h, envolvendo agentes da segurança do local. Segundo o relato de Erick, ele estava na fila esperando amigos quando um guarda o abordou ordenando que ele fosse pra fila. Erick respondeu que não. Em contrapartida, o guarda disse que se não fosse pra fila, o tiraria dali. Erick já estava com ingresso para entrar na feira. “Nisso ele já me empurrou. E antes de tudo começar, dele me mandar ir pra fila, ele me encostou. E eu falei ‘não me encosta'”. Na hora da revista, o guarda falou “Se eu encontrar alguma coisa, eu vou te tirar daqui”.

Após a revista, Erick questionou se ele tinha achado alguma coisa. “Ele respondeu ‘Não, mas se você continuar falando, vou te tirar’. Nisso que começou a discussão e eu fiquei com muita raiva. Ele começou a ameaçar e debochar de mim”. Foi nesse momento que o guarda começa a empurrar Erick, mas acabou desistindo. “Eu comecei a gritar que ele era racista. E foi nesse momento que ele chamou dois seguranças”.

Vídeos mostram Erick sendo retirado à força da feira mesmo após ter entrado. Erick, que atua na mandata da deputada Dani Balbi, só conseguiu acessar a Feira de São Cristóvão depois de provar a um policial à paisana sobre o seu trabalho.

Veja vídeo:

Vídeo: Reprodução

Procurada, a assessoria da Feira de São Cristóvão enviou uma nota afirmando que repudia qualquer tipo de discriminação e que não tolera atitudes ofensivas em suas dependências. “A Feira de São Cristóvão reafirma seu compromisso com o respeito, com a diversidade e com a inclusão em todas as suas formas. Na história da Feira não existe espaço para atitudes discriminatórias em nenhuma instância”, diz o texto.

Deputada Dani Balbi enviou ofício à prefeitura

A deputada Dani Balbi solicitou à Prefeitura do Rio o requerimento apara apuração e responsabilização do que aconteceu com Erick na Feira de São Cristóvão. Nas redes sociais, a deputada exigiu que providencias sejam tomadas e afirmou que Erick não estará sozinho.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]