Era para ser um final de sábado tranquilo para Erick Soares, de 21 anos, em uma visita à Feira de São Cristóvão, mas acabou virando um episódio grave para o jovem. Erick, que é fundador do Coletivo Arteração, morador da favela do Vidigal, pesquisador de Direitos Humanos pela UFRJ e atuante da Organização das Nações Unidas foi alvo de racismo no local.
O caso ocorreu no no último sábado (28), por volta das 22h, envolvendo agentes da segurança do local. Segundo o relato de Erick, ele estava na fila esperando amigos quando um guarda o abordou ordenando que ele fosse pra fila. Erick respondeu que não. Em contrapartida, o guarda disse que se não fosse pra fila, o tiraria dali. Erick já estava com ingresso para entrar na feira. “Nisso ele já me empurrou. E antes de tudo começar, dele me mandar ir pra fila, ele me encostou. E eu falei ‘não me encosta'”. Na hora da revista, o guarda falou “Se eu encontrar alguma coisa, eu vou te tirar daqui”.
Após a revista, Erick questionou se ele tinha achado alguma coisa. “Ele respondeu ‘Não, mas se você continuar falando, vou te tirar’. Nisso que começou a discussão e eu fiquei com muita raiva. Ele começou a ameaçar e debochar de mim”. Foi nesse momento que o guarda começa a empurrar Erick, mas acabou desistindo. “Eu comecei a gritar que ele era racista. E foi nesse momento que ele chamou dois seguranças”.
Vídeos mostram Erick sendo retirado à força da feira mesmo após ter entrado. Erick, que atua na mandata da deputada Dani Balbi, só conseguiu acessar a Feira de São Cristóvão depois de provar a um policial à paisana sobre o seu trabalho.
Veja vídeo:
Procurada, a assessoria da Feira de São Cristóvão enviou uma nota afirmando que repudia qualquer tipo de discriminação e que não tolera atitudes ofensivas em suas dependências. “A Feira de São Cristóvão reafirma seu compromisso com o respeito, com a diversidade e com a inclusão em todas as suas formas. Na história da Feira não existe espaço para atitudes discriminatórias em nenhuma instância”, diz o texto.
Deputada Dani Balbi enviou ofício à prefeitura
A deputada Dani Balbi solicitou à Prefeitura do Rio o requerimento apara apuração e responsabilização do que aconteceu com Erick na Feira de São Cristóvão. Nas redes sociais, a deputada exigiu que providencias sejam tomadas e afirmou que Erick não estará sozinho.