É normal dentro das comunidades cariocas que o estilo de moda tenha uma característica própria. Seja nos detalhes, como adesivos, “olho de gato”, seja nas camisas mais apertadas, não usar muitas marcas no traje ou agredir a moda misturando várias cores… Enfim, cada favela se expressa de uma forma a partir das roupas. Tendo em vista esta realidade e peculiaridades da favela, Anthony dos Reis de Oliveira, o Bené, de 21 anos, nascido e criado no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, decidiu criar sua própria marca de roupas: a King Oliver.
A cara da favela
A marca surgiu em 2019, como uma forma de Bené expressar uma visão pessoal que ele tinha de estilos de roupa, além da necessidade de buscar o sustento da sua família, tendo se tornado pai aos 19 anos, mas, sem deixar de fazer alguma coisa que de fato gostasse. O jovem começou o seu empreendimento incentivado por um amigo. Na época, os únicos 30 reais que tinha disponível foi o aporte necessário para comprar as malhas e iniciar a fabricação das peças de roupa.
“Trabalhava com roupa há algum tempo, mas quando comecei a fazer as minhas próprias, fiquei acanhado no começo. Mas pensei comigo mesmo ‘esse é o meu momento’ e fui”, contou Bené.
Por que Olliver?
Rapidamente as camisas agradaram os amigos que foram se tornando os primeiros clientes. Mas faltava um dos pilares da divulgação da roupa: um nome para a marca. Foi aí então que optou por Olliver.
“Estava procurando um nome diferente, que não tivesse marca. O nome do meu tio no user do Facebook é Carlos Oliver. Falei ‘pô, é isso’ e lancei a minha primeira coleção. A divulgação era no boca a boca, batendo de porta em porta. Quando fui ver, a marca estava ganhando visibilidade. Um jovem de 21 anos estar com uma marca com uma projeção enorme é gratificante demais. Fico realizado vendo que eles (clientes) têm o prazer de estarem usando a marca. A King Oliver hoje é uma referência na comunidade”, afirmou o jovem.
Família como pilar
Em meio ao trajeto, com a chegada da pandemia em 2020, na época, também com uma filha recém nascida em casa, a necessidade de trabalhar abalou o sonho de Bené. “Então, a loja meio que parou. Não estava saindo nada. Minha mulher na época trabalhava com vendas de chocolate. Ela virou a provedora da casa e fomos juntos”. Contudo, a família dele serviu como força para continuar perseguindo o seu sonho, mesmo com todos os obstáculos.
A chegada do cunhado Marcos Paulo deu um oxigênio para continuar com a marca. A dupla reformou o local onde atualmente fica a loja e as vendas foram retomando aos poucos. “É tudo por eles. Eles são minha maior motivação. Sem a ajuda deles, eu não estaria aqui hoje”, disse Bené.
Estilo favelado
Hoje, a loja já soma mais de 2.800 seguidores no Instagram e diversos clientes do Complexo do Alemão e outras comunidades do Rio. Um dos primeiros clientes da marca, Alex Sandro Vicente, de 17 anos, mora na localidade da Alvorada, no Complexo do Alemão. Ele optou pelo uso da marca por conta da variedade de estilos de roupas e principalmente pela identificação com a marca. “A Olliver mudou meu estilo e mudou meu guarda roupa. Aqui se você chegar e quiser uma camisa diferente das outras, você encontra. Ele faz na hora o modelo que você pensou. A exclusividade acaba sendo a melhor coisa”.
Para 2022, Bené almeja continuar aumentando sua produção, com novas coleções tanto para o público feminino quanto para o masculino, buscando ofertar novas modalidades estilos de roupa. Um dos seus principais objetivos é conseguir gerar empregabilidade a outros moradores da comunidade.
A King Oliver fica localizada na Travessa Guanajuato, n° 68, na localidade do Loteamento, no Alemão. Para conhecer as coleções e ficar por dentro das novidades, ou mais informações basta seguir a loja no Instagram @Olliver_rj, ou através do WhatsApp (21) 99063-9880.