Pesquisar
Close this search box.

Morador do Alemão cria própria marca de roupas e vira referência de moda na comunidade

Idealizador da loja King Olliver, Anthony dos Reis, mais conhecido como Bené, aposta em peças que atendem ao público local
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

É normal dentro das comunidades cariocas que o estilo de moda tenha uma característica própria. Seja nos detalhes, como adesivos, “olho de gato”,  seja nas camisas mais apertadas, não usar muitas marcas no traje ou agredir a moda misturando várias cores… Enfim, cada favela se expressa de uma forma a partir das roupas. Tendo em vista esta realidade e peculiaridades da favela, Anthony dos Reis de Oliveira, o Bené, de 21 anos, nascido e criado no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, decidiu criar sua própria marca de roupas: a King Oliver.

A cara da favela 

A marca surgiu em 2019, como uma forma de Bené expressar uma visão pessoal que ele tinha de estilos de roupa, além da necessidade de buscar o sustento da sua família, tendo se tornado pai aos 19 anos, mas, sem deixar de fazer alguma coisa que de fato gostasse. O jovem começou o seu empreendimento incentivado por um amigo. Na época, os únicos 30 reais que tinha disponível foi o aporte necessário para comprar as malhas e iniciar a fabricação das peças de roupa.

“Trabalhava com roupa há algum tempo, mas quando comecei a fazer as minhas próprias, fiquei acanhado no começo. Mas pensei comigo mesmo ‘esse é o meu momento’ e fui”, contou Bené.

O nome original seria Reis, mas, na busca por inovação, adotou Olliver, posteriormente uniu os dois. Daí, surgiu a King (Rei em inglês) Olliver. 
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Por que Olliver?

Rapidamente as camisas agradaram os amigos que foram se tornando os primeiros clientes. Mas faltava um dos pilares da divulgação da roupa: um nome para a marca. Foi aí então que optou por Olliver.

“Estava procurando um nome diferente, que não tivesse marca. O nome do meu tio no user do Facebook é Carlos Oliver. Falei ‘pô, é isso’ e lancei a minha primeira coleção. A divulgação era no boca a boca, batendo de porta em porta. Quando fui ver, a marca estava ganhando visibilidade. Um jovem de 21 anos estar com uma marca com uma projeção enorme é gratificante demais. Fico realizado vendo que eles (clientes) têm o prazer de estarem usando a marca. A King Oliver hoje é uma referência na comunidade”, afirmou o jovem.

Família como pilar

Em meio ao trajeto, com a chegada da pandemia em 2020, na época, também com uma filha recém nascida em casa, a necessidade de trabalhar abalou o sonho de Bené. “Então, a loja meio que parou. Não estava saindo nada. Minha mulher na época trabalhava com vendas de chocolate. Ela virou a provedora da casa e fomos juntos”. Contudo, a família dele serviu como força para continuar perseguindo o seu sonho, mesmo com todos os obstáculos. 

A chegada do cunhado Marcos Paulo deu um oxigênio para continuar com a marca. A dupla reformou o local onde atualmente fica a loja e as vendas foram retomando aos poucos. “É tudo por eles. Eles são minha maior motivação. Sem a ajuda deles, eu não estaria aqui hoje”, disse Bené.

A dupla relata como todo o trabalho deles é recompensado com o respeito e carinhos dos clientes com a marca 
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Estilo favelado 

Hoje, a loja já soma mais de 2.800 seguidores no Instagram e diversos clientes do Complexo do Alemão e outras comunidades do Rio. Um dos primeiros clientes da marca, Alex Sandro Vicente, de 17 anos, mora na localidade da Alvorada, no Complexo do Alemão. Ele optou pelo uso da marca por conta da variedade de estilos de roupas e principalmente pela identificação com a marca.  “A Olliver mudou meu estilo e mudou meu guarda roupa. Aqui se você chegar e quiser uma camisa diferente das outras, você encontra. Ele faz na hora o modelo que você pensou. A exclusividade acaba sendo a melhor coisa”.   

A exclusividade das peças e preços populares, além da qualidade da roupa, são atrativos para os clientes da marca.
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Para 2022, Bené almeja continuar aumentando sua produção, com novas coleções tanto para o público feminino quanto para o masculino, buscando ofertar novas modalidades estilos de roupa. Um dos seus principais objetivos é conseguir gerar empregabilidade a outros moradores da comunidade.

A King Oliver fica localizada na Travessa Guanajuato, n° 68, na localidade do Loteamento, no Alemão. Para conhecer as coleções e ficar por dentro das novidades, ou mais informações basta seguir a loja no Instagram @Olliver_rj, ou através do WhatsApp (21) 99063-9880.    

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCEL

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]