O Ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o compromisso de implantar um Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no CPX do Alemão. A proposta partiu do Plano de Ação Popular do CPX.
Na reunião, estiveram presentes representantes do CPX, entre as pessoas, Alan Brum presidente do Instituto Raízes em Movimento que é responsável pela elaboração do plano de ação. Camila Moradia, líder do movimento por moradia no CPX e uma das conselheiras do Governo Lula (PT), e a Primeira Dama Janja Lula da Silva.
No plano de ação, existe uma série de sugestões para solução de problemas enfrentados no CPX. Na visita do presidente Lula no Alemão foi entregue uma cópia para ele. O Secretário das periferias, Guilherme Simões, também recebeu o documento. Uma das principais demandas existentes no Alemão é em relação a educação, e o IFRJ é um pedido feito há muito tempo pelas lideranças locais.
Saindo do Papel
A pedagoga, Gabriela Bulhões, que mora no Morro da Baiana, diz “quero ter a esperança de que este projeto ajude muitos jovens da comunidade”. Entretanto levanta um assunto importante. “tiramos pela nossas universidades federais, né? A defasagem que tá também do ensino superior. E assim, se eles não estão cuidando daquilo que já tem, né? Que a gente está vendo muito o caso da UERJ, como é que eles vão construir uma e ter essa garantia do pagamento dos professores?”
Mesmo assim reforça. “mas que seja um projeto que não fique apenas no papel, mas que de fato aconteça. Os jovens precisam se profissionalizar para que consigam de maneira menos complicada de entrar no mercado de trabalho”.
Hora de agir
Alan Brum explica que já estão começando a planejar a implementação.
“Segunda-feira já tem a primeira reunião, então não é mais uma promessa, já estamos no campo da realização desse processo. O compromisso do ministro é realizar o mais breve possível.” comenta.
Camila Moradia comemora a conquista do instituto federal no Alemão e completa que “Não queremos ser vistos ou pautados apenas pela ótica da IN(segurança)… Somos , queremos e lutamos por mais. […] formar, capacitar e qualificar jovens e adultos, dentro da nossa favela, traz perspectiva de vida e construção de um futuro melhor.”
Confira o vídeo com a fala do ministro.