A Ministra da Cultura Margareth Menezes visitou, na manhã desta quarta-feira (12), a Arena Dicró, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela participou da Festa da Cultura, em comemoração ao dia do Funk carioca.
Na ocasião, representantes de organizações e artistas falaram sobre seus projetos, oportunidades e as necessidades de cada um. Entre os convidados, estavam presentes a funkeira Tati Quebra Barraco, os Jongueiros da Serrinha Companhia de Aruanda, Guti Fraga, fundador da ONG (Organização não Governamental) Nós do Morro.
Um dos principais assuntos levantados foi a necessidade de facilitar o acesso a investimentos voltados para a cultura local e favelada. A diretora da Areninha de Bangu, Elisabeth Manja, destacou necessidade de oportunidades: “A Zona Oeste precisa ser pauta prioritária nas políticas de cultura dessa cidade, para se pensar uma democracia de fomento à cultura do município que seja justa e igualitária de fato”.
A mãe de santo Flávia de Oxum ressaltou a importância dos terreiros para a preservação da cultura afro-brasileira e incentivou a criação do dia nacional de Yemanjá. Isso porque “só existe dia nacional de santo católico” pontuou.
Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, ressaltou também a importância da comunicação entre autoridades para facilitar a produção cultural em territórios de favela, para democratizar o acesso à Cultura. “A secretaria e o Ministério da Cultura, os movimentos culturais, e a gente, precisamos nos organizar para levar teatro, música, e orquestras para levar mais movimentação para dentro da favela.” declarou.
Ministério aberto ao diálogo
A Ministra da Cultura Margareth Menezes, após ouvir os convidados, citou alguns editais, como o da Funarte, e pontuou a importância da cultura na economia e o respeito a todas as religiões. “Por causa da fé que nós estamos aqui hoje ainda podendo ter essa consciência”, disse.
Margareth também pontuou que atualmente o Ministério da Cultura está aberto ao diálogo. “Tragam as pautas mesmo”, concluiu.
Após a visita, o evento continuou com apresentação de Funk do grupo Passinho Carioca com Funk da Antiga.