MAREJAR: Exposição artística comemora e resgata 20 anos da Imagens do Povo

Com curadoria de Jaqueline Felix e Joana Mazza, a mostra explora a alegria e a cultura no acervo do programa Imagens do Povo
Família, moradora da comunidade Nova Maré. Conjunto de favelas da Maré, Rio de Janeiro, Brasil.

A exposição Marejar, se refere tanto ao nome da Maré como às emoções de marejar os olhos. A ocupação artística é uma homenagem ao conjunto de favelas da norte do Rio, foi inaugurada nesta última segunda-feira (5) e ficará aberta ao público até o dia 11 de outubro de 2024. A comunidade é o berço do “Imagens do Povo”, programa de fotografia popular do Observatório de Favelas, e as 20 fotografias selecionadas são de fotógrafos mareenses. A exposição faz parte da “Ocupação Galeria 535 – Imagens do Povo 20 anos” e acontecerá dentro do território, na Galeria 535, Rua Teixeira Ribeiro, 535 – na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro.

“Essas imagens talvez não sejam as que permeiam o senso comum, seja de fora ou mesmo de dentro da própria Maré, mas são as que os fotógrafos e fotógrafas do Imagens do Povo reconhecem como fundamentais, pois sabem da importância de destacar o lado humano, cujos direitos garantidos por lei devem ser reivindicados. Desta forma, fotografar a alegria, a vida e a cultura, nesse contexto, é também uma forma de luta”, convidam as curadoras Jaqueline Felix e Joana Mazza.

A exposição Marejar na Galeria 535 é aberta ao público geral, com ações acessíveis à visitação e ações educativas com adequação de abordagem e linguagem para pessoas surdas, pessoas com síndrome de down, crianças e jovens, atendendo a diferentes grupos. Os mediadores culturais serão mobilizados por meio de parcerias com instituições de ensino ou instituições de assistência, preferencialmente do território.

A Exposição Marejar, do Programa Imagens do Povo, é realizada pelo Observatório de Favelas, apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo.

Para mais informações acompanhem o Instagram oficial: @imagensdopovo e no site oficial: imagensdopovo.org.br.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]