Produção: Caio Viana
Na manhã desta segunda-feira (29) um grupo de manifestantes da Liga da Juventude Revolucionária fez um protesto na porta do Colégio Tim Lopes, na Estrada do Itararé, contra o Novo Ensino Médio (NEM) e pedindo a saída do governador Cláudio Castro(PL).
O NEM propõe que os alunos estudem áreas do conhecimento que tenham mais interesse e que sejam voltadas para a profissionalização. A crítica feita pelos professores manifestantes é sobre a redução da base teórica onde disciplinas como história, geografia e filosofia tornam-se opcionais ou até mesmo não serão ofertadas nas escolas, precarizando a educação.
A greve pede também pede concursos públicos para contratação de novos professores e funcionários que estão em falta na rede estadual. A Diretora da terceira regional do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) também explica que a paralização é contra a nova proposta de pagamento implementada pelo Governador Claudio Castro (PL) que não atende ao plano de carreira dos professores do estado.