Desde o dia 24 de março, pessoas acima de 80 anos tem permissão para tomar a chamada 4º dose da vacina contra a Covid-19 – a segunda dose de reforço (DR2).
No contexto, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, explicou o seguinte. “A recomendação é que todas as pessoas que tenham mais de 80 anos procurem uma unidade de saúde para tomar a segunda dose de reforço. As vacinas que serão usadas na cidade do Rio de Janeiro serão a Pfizer, a Jansen e a AstraZeneca, sendo que a Jansen e a AstraZeneca estão disponíveis de imediato em todas as unidades de saúde do Rio”.
De uma semana para cá, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde RJ (SMS), mais de 27 mil idosos tomaram a vacina, o que corresponde a aproximadamente 16% do público. A expectativa, segundo a SMS, é de que 173 mil idosos nessa faixa etária estejam aptos a tomar a DR2, que pode ser aplicada após o intervalo mínimo de quatro meses da dose de reforço (DR).
A SMS ressalta, ainda, que pessoas com 18 anos ou mais que tenham imunossupressão devem tomar uma segunda dose de reforço. O restante da população segue com o esquema vacinal já existente: duas doses para pessoas entre 5 e menores de 18 anos; duas doses ou dose única mais uma dose de reforço para adultos entre 18 e 79 anos.
Documentação necessária para se vacinar
- Documento de identidade, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação.
- Para a segunda dose e a dose de reforço, é fundamental levar também o comprovante de vacinação da primeira dose.
- Para vacinação de crianças (5 a 11 anos): Caderneta da criança e um documento de identificação, como CPF.