Mais de 2 mil vagas gratuitas para ensino médio com curso técnico; saiba mais

As oportunidades estão distribuídas em todo o estado do Rio, para aulas em turno integral em 2025
Foto: Divulgação / Firjan SESI

A Escola Firjan SESI está oferecendo 2.058 vagas gratuitas para o Ensino Médio com formação técnica em parceria com a Firjan SENAI. Para se candidatar ao processo seletivo, os jovens precisam ser do estado do Rio, com no mínimo 14 anos até dezembro de 2024, que já tenham concluído ou que estejam em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2024. As oportunidades estão distribuídas em 16 unidades, para aulas em turno integral em 2025.

Só na Região Metropolitana são ofertadas 1.250 oportunidades em: Benfica, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Laranjeiras, Maracanã, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Tijuca.

O edital completo está disponível no site www.msconcursos.com.br e as inscrições devem ser realizadas até 19/10. A aplicação das provas será presencial em 09/11, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência (PCD) – física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista.

Para Vinícius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan SESI, o Ensino Médio é superimportante para a vida dos jovens e para a entrada deles no mercado do trabalho. Ele também conta que o curso está alinhado com a nova legislação, com toda a carga horária de Base Nacional Comum Curricular, além da formação técnica em parceria com a Firjan SENAI e outros conteúdos como robótica e arte maker. “O currículo conta com 4.200 horas para que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho; e assim possam escolher se querem seguir a carreira acadêmica, entrar na universidade, ou entrar logo no mercado de trabalho”, avalia Vinícius Mano.

O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. Mais informações também podem ser obtidas no edital ou através do telefone 0800 0231 231.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]