“Nesta sexta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que, durante seu mandato, não irá autorizar a emissão de decretos de “garantia da lei e da ordem” (GLO), afirmando que não deseja a presença de militares das Forças Armadas em confrontos nas favelas. “Eu não quero as Forças Armadas nas favelas brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas”, disse.
Ele acrescentou: “”Eu fui eleito para governar esse país e vou governar esse país. O que eu determinei é que a Aeronáutica pode reforçar o policiamento nos aeroportos; a Marinha, nos portos brasileiros”.
Lula ainda ressaltou que nem a Polícia Federal tem que fazer um papel que é da polícia do estado. “A PF tem que ajudar investindo em inteligência, detectando e prendendo as pessoas. Mas a gente não vai fazer nenhuma intervenção como já foi feita pouco tempo atrás, em que se gastou uma fortuna com o Exército no Rio de Janeiro e não resolveu nada”, pontuou.
O que é GLO?
No Brasil, a garantia da lei e da ordem é uma operação de policiamento realizada pelas Forças Armadas Brasileiras de forma provisória até o restabelecimento da normalidade da lei e da ordem pública.