Livro sobre mestres capoeiristas da Penha é lançado no Rio; confira programação

O evento acontece no Complexo da Penha e contará com roda de conversa, capoeira e exibição do filme ‘Bemvindo’
Foto: Reprodução

Neste domingo (8), a partir das 8h da manhã ocorre o evento gratuito de lançamento de livro dos mestres capoeiristas Touro e Dentinho. O lançamento acontece na Igreja Nossa Senhora da Penha (sala 13), no Largo da Penha, 19.

Será uma manhã de muitas atividades. Além de autógrafos, a programação conta com exibição de filme, capoeira e roda de conversa. O evento faz parte da  programação da 388ª edição da Festa da Penha, que volta ao bairro depois de sua última edição em 2020.  O professor e capoeirista Raphael Teixeira, é o autor do livro ‘Mestre Touro e Mestre Dentinho’: os irmãos ‘Bemvindo’ da Penha.

Mestre Dentinho desenvolveu um estilo próprio de jogar capoeira, denominado por alguns de seus discípulos como “Angola da Penha”. Ele criador do grupo Auê, que hoje é liderado por seu filho Mestre Alcino Bemvindo. Já Mestre Touro iniciou seus conhecimentos na capoeira com Mestre Celso Pepe onde fundou o grupo Corda Bamba, que atualmente, formando vários mestres que estão espalhados pelo mundo como: Mestre Preto Velho, Mestre Guinho além de outros.

Livro retrata a vida de capoeiristas da Penha. Mestre Touro é um dos personagens principais
Foto: Divulgação

O evento tem incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Confira a programação do evento: 

  • 8h/9h – café da manhã com exibição do filme BEMVINDO  
  • 9h/10h – Roda de Conversa com participações: Arthur Lucena (Valores da Penha), Jorge Bemvindo, Mestre Alcino (filho do Mestre Dentinho), Ramildo Belizário da Silva (Presidente da Associação de Moradores dae 4 Bicas, Raphael Teixeira e Mestre Touro, Prof. Dr. Gabriel Cid, Prof. Dr. Sérgio Luiz e Padre Sardinha (capítulo sobre a Festa da Penha)
  • 10h/11h – Mesa de autógrafos
  • 11h/12h – Roda de Capoeira
  • 12h – Confraternização
  • 13h – Encerramento

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]