A secretaria municipal da Juventude e a Mainstreet, especializada em rap, se uniram para capacitar a juventude periférica do Rio para o mercado de Economia Criativa e Cultural, com, pelo menos, oito comunidades.
Serão 120 jovens, já selecionados dentro do projeto Pacto pela Juventude, moradores de oito comunidades, que terão aulas em quatro oficinas:
- Produzindo a Cena: economia criativa e o Mainstreet Festival;
- Produzindo a Cena: mobilização cultural e a Batalha do Tanque;
- Produção Audiovisual: técnicas, ferramentas e estratégias;
- Mídias Sociais e Digitais, estratégias de veiculação.
Todos os jovens são moradores da Cidade de Deus, São Carlos, Cesar Maia, Campo Grande, Rocinha, Bonsucesso, Bangu e Penha e receberão, durante seis meses, um auxílio financeiro de R$400 para participar do projeto, fruto de outra parceria, da JUV Rio com a Unesco, que originou o Pacto pela Juventude, maior projeto de política pública para os jovens da América Latina.
No final, haverá uma edição da Batalha do Tanque, que selecionará alguns dos jovens para participar da produção do evento.
Tawane Vitória da Silva Januário, de 17 anos, moradora da Pedra de Guaratiba, vislumbra um futuro bem melhor “A minha expectativa com esse novo projeto é bem alta, porque é uma área que me interessa muito, que chama a minha atenção e de muitos outros jovens. Espero crescer bastante e entrar de cabeça nesta área cultural.”