Foto: Reprodução
Jovens de 15 anos que sonham em aprender técnicas de audiovisual e deseja produzir um documentário, o Instituto Raízes em Movimento lançou nova edição do Favela.doc 3.0. O projeto visa promover a formação técnica e capacitação da juventude que reside no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.
Serão 4 meses de formação básica, introdutória às técnicas cinematográficas, até a produção de um documentário, que tem como objetivo principal contar a história do Complexo do Alemão e sua transformação em bairro formal da cidade do Rio de Janeiro desde 1993.
Em 2014, o projeto Favela.doc 1.0 formava sua primeira turma com o documentário Copa Pra Alemão Ver. Nesse traz uma reflexão sobre os efeitos da Copa do Mundo no Brasil em confronto com a realidade de pessoas e/ou grupos sociais que sentem na pele a discrepância de atenção entre o evento em questão e suas verdadeiras demandas. O curta foi lançado na Bélgica e circulou, também, em várias parte do Rio.
Já em 2018, a segunda turma lançou o documentário Quando você chegou meu Santo já estava. Esse mostra a presença do Candomblé e da Umbanda na construção histórica do Complexo do Alemão. Esse foi a partir do ponto de vista de pessoas comuns que dedicam suas vidas à religião no intuito de ajudar o próximo a se perceber no mundo.
NOVA EDIÇÃO
A edição 3.0 será feita em meio à pandemia. No entanto, o diretor do Raízes em Movimento e coordenador de Comunicação do Instituto, David Amen, deixa claro que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas.
“Tomaremos todos os cuidados nos encontros presenciais. Todos os participantes deverão usar máscara, disponibilizaremos álcool 70% na sala para uso à vontade, distanciamento e higienização dos equipamento”, diz David.
Se você se interessou ou quer aprender basta fazer o cadastro na pagina do Favela doc. As inscrições vão até o dia 10 de Fevereiro.
Se quiser maiores informações sobre o curso audiovisual, acesse o edital (pdf) e/ou envie um e-mail para: [email protected]. Ou ligue 2260-3998.