Aos 16 anos, Luana Vitória Ribeiro, moradora da Rocinha, é uma das 20 jovens brasileiras que participam da exposição ‘G20: o futuro pelo olhar dos jovens’, aberta ao público no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, de 14 a 21 de novembro. A mostra, organizada pela Edify Education em parceria com a ONG Engajamundo, reúne mensagens dos jovens sobre questões climáticas e sociais. “É uma oportunidade de abrir a visão dos moradores e das pessoas que frequentam o shopping”, afirma Luana. “Vai ser uma ótima maneira de conscientizar e incentivar pessoas que não têm a mesma perspectiva que a gente, que mora em comunidade, sobre um futuro melhor e mais sustentável.”
Órfã de pai, Luana vive com sua mãe e seu irmão de três anos na área da Dionéia, na parte alta da Rocinha, e sonha em ser professora para ajudar a transformar vidas como a sua. Bolsista na Escola Adventista de Botafogo, ela vê o inglês como um canal essencial para se engajar em questões globais, como o meio ambiente e a justiça social, temas que considera urgentes para sua realidade. A jovem acredita que o evento pode destacar as demandas das favelas, como acesso à água potável e saneamento, que enfrentam desafios diretamente ligados à crise climática.
Para Marina Dalbem, co-CEO da Edify Education, a participação dos estudantes traz para o público questões relevantes, como sustentabilidade e equidade. “Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e preparados para a construção de um futuro cada dia melhor. Esta exposição leva uma pauta atual, trabalhada em sala de aula, através da língua inglesa – o clima e o meio ambiente – para fora das escolas, ampliando a voz dos alunos e envolvendo o público em geral nos questionamentos e anseios dos jovens”, comenta Marina, reforçando que a exposição amplia o alcance da voz dos jovens ao abordar temas globais que afetam diretamente seus territórios.