Jota Marques, cria da Cidade de Deus, será comentarista fixo do programa ‘Sem Censura’ na TV Brasil

Ele, que já atuou como conselheiro tutelar na cidade do Rio e hoje está a frente de projetos de educação popular nas favelas do Rio, estreia nesta segunda na TV Brasil
Foto: Reprodução

É a favela ocupando espaços. Jota Marques, que é educador popular, comunicador e ex-conselheiro tutelar da cidade do Rio de Janeiro, será comentarista fixo do programa Sem Censura, exibido pela TV Brasil diariamente de segunda à sexta das 16h as 18h.

Jota, que mora e atua na Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio, não aguentou a emoção e compartilhou com seus mais de 44 mil seguidores na rede social X as expectativas para essa novidade.

Ele, que há 1 anos e 5 meses recebeu o convite para ajudar na reconstrução da Empresa Brasil de Comunicação, conta que tudo aconteceu de forma muito natural. “Eu participei da reformulação do programa Sem Censura desde o início, quando a proposta era ter Cissa Guimarães como âncora. Em nenhum momento coloquei meu nome na mesa. Com mais de 100 edições no ar, nesta nova fase, foram eles que enxergaram meu potencial para fazer parte da bancada, além dos bastidores”, conta Jota.

O convite veio com muita surpresa e orgulho. “Nunca pensei em estar na frente das câmeras, mas saber que posso ocupar esse papel me emociona. Afinal, nossas histórias negras e faveladas atravessam uma trajetória de invisibilidade. Hoje, quem ocupará aquela cadeira em um programa com 40 anos de existência, nascido como resposta à ditadura, é uma comunidade inteira de pessoas que pavimentaram o caminho para que eu pudesse dizer sim”.

Jota Marques no primeiro programa, após a reconstrução do Sem Censura na TV Brasil. Ao lado de Cissa Guimarães, Miguel Falabela e Antonia Pellegrino. Foto: Reprodução

Para Bruno Barros, diretor geral do Sem Censura na Tv Brasil, ter o Jota como comentarista no programa vai trazer diferentes olhares. “A chegada do Jota no time de debatedores fixos do Sem Censura vai trazer novas perspectivas, vivências e opiniões que vão enriquecer ainda mais o conteúdo que produzimos. Estamos muito felizes e tenho certeza de que o público vai se encantar com a sensibilidade, a inteligência e a simpatia do Jota.”

Antonia Pellegrino, diretora de conteúdo e programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também é unanime na chegada de Jota a bancada. Ela, que junto a ele, reconstruiu a conhecida TV Brasil, conta que ele é referência quando o assunto é movimentos populares. “Jota Marques é uma pessoa brilhante e cheia de suingue. Perfeito para compor a bancada do Sem Censura e enriquecer as tardes da TV Brasil.”

Jota faz sua estreia como comentarista hoje, dia 29 de julho, ao vivo, às 16h. O programa também é exibido no canal Youtube e na plataforma de streaming TV Brasil Play.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]