O PPG Informativo, jornal comunitário da Zona Sul do Rio de Janeiro, foi homenageado na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (28) no centro da capital carioca. O PPG Informativo, idealizado por Ana Muza, é construído por muitas mulheres.
“Foi histórico! Foi um ato de coletividade como aprendi desde pequena a compartilhar o açúcar, o pó de café, compartilhar o prêmio e celebrar com a comunidade 10 anos de jornalismo comunitário que é sobre a favela e para a favela. Foi um ato de resistência e insistência”, afirmou Ana Muza em seu discurso. “Continuarei insistindo na comunicação popular, nas mulheres a frente da comunicação, em seus lugares de poder. Mas nada de constrói em solitude, tudo se faz e refaz a passos diversos”. A idealizadora do PPG Informativo destacou que o jornal representa a voz, força e coragem e homenageou moradores e movimentos sociais do PPG.
História do PPG Informativo
Segundo informações disponibilizadas no site RioOnWatch.org, há uma década, Ana Muza Cipriano deu origem a página do PPG Informativo na rede social Facebook. Os moradores do PPG (Pavão-Pavãozinho-Cantagalo), favela da Zona Sul do Rio, se direcionavam à sua porta para relatar o que estavam passando. Foi desse modo que, inspirada pela jornalista comunitária, Carla Siccos, fundadora do CDD Acontece da Cidade de Deus, o PPG Informativo foi criado seguindo um movimento natural e desafiador.
“A insistência e resistência em comunicação popular diante de um mundo machista, desigual, sem estrutura, sem financiamento. Somos um jornal de cria pra cria”, resume a idealizadora sobre o impacto do PPG Informativo sobre os 10 anos, sendo um canal de notícias online que atende às comunidades do Cantagalo e Pavão- Pavãozinho (PPG).
Em 2024, o canal funciona sob o lema “de cria pra cria” e é administrado por uma equipe de sete voluntárias moradoras das favelas que fazem parte do complexo. Com mais de 14.000 seguidores no Instagram e 23.000 no Facebook, o PPG Informativo divulga notícias envolvendo assuntos de preocupações mais urgentes dos moradores e também, de histórias boas.
Para conhecer mais sobre o jornal comunitário PPG Informativo, você pode acessar o Instagram oficial @ppginformativo e o Facebook PPG Informativo.