Na tarde desta quarta-feira (7), um incêndio assustou moradores do Morro do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (PPG), na Zona Sul do Rio de Janeiro. A fumaça é visível no túnel de Ipanema, na orla da praia de Copacabana e outros pontos da Zona Sul. Segundo o PPG Informativo, por volta das 14h30min, bombeiros já atuavam na região.
Segundo informações divulgadas no PPG Informativo, o fogo foi causado pela queima de lixo em local inapropriado. Em registros publicados nas redes sociais, o jornal relembrou a Lei 9.605 de 1998. Segundo o Art. 54, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. A pena é a reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Além de crime, incêndios em áreas verdes também representam um risco à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), inalar essa fumaça é prejudicial e pode levar a possíveis danos à traqueia, passagens respiratórias ou pulmões, podendo ocasionar tosse, sibilos e/ou falta de ar. Segundo os próprios moradores, eles não estão conseguindo ficar dentro de casa e estão esperando a situação normalizar.