Guia de turismo do Morro da Providência denuncia racismo após publicar foto com presidente da França, no Cais do Valongo

Cosme Felippsen expôs mensagens que recebeu via WhatsApp dizendo “o colonizador e o colonizado ou o escravizador e o escravizado”
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O guia de turismo e morador do Morro da Providência, na Zona Portuário do Rio de Janeiro, denunciou, nesta quarta-feira (20), um caso de racismo após publicar uma foto apertando a mão de Emmanuel Macron, presidente da França, em frente ao Cais do Valongo. O registro aconteceu durante o G20 Social, quando o prefeito Eduardo Paes levou o presidente francês para um tour na região. A Polícia Civil está investigando o caso.

Mensagem enviada à Cosme Felippsen
Foto: Reprodução

Cosme relata, em um vídeo publicado no Instagram, que um homem branco morador da Gamboa foi até o seu WhatsApp pessoal e enviou a mensagem “o colonizador e o colonizado ou o escravizador e o escravizado”, junto à foto em questão. No vídeo, ele explica que o gabinete da vereadora Tainá de Paula disponibilizou um advogado para o caso. Cosme trabalha como guia turístico apresentando a história do território conhecido como Pequena África.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]