Na divisa entre os bairros de Copacabana e Ipanema, no alto do complexo de favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio, existe um prédio de vista panorâmica. O antigo Brizolão, como era conhecido, neste mês julho, vai receber as obras para a primeira etapa do projeto Prédio Multiuso do Estado.
O projeto prevê restaurante escola da Faetec, Biblioteca Parque, Museu da Favela do Cantagalo, área administrativa do Batalhão da Polícia Militar, espaço para a Secretaria de Mulher, além do “Caminho da Arte”, uma interligação dentro do complexo de favelas com grafites e padronização até o prédio do elevador Panorâmico do Pavão-Pavãozinho.
O prédio, que foi originalmente tinha capacidade para 4 mil alunos, terá várias funções e servirá como um centro comunitário multifuncional. Para a primeira parte da reforma, o governo do estado destinou R$ 15 milhões para que a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) inicie as obras que terão início na fachada e das áreas internas. A reforma também inclui elevadores, banheiros e cantina.
A expectativa do Programa Cidade Integrada, que viabiliza o projeto, é que os espaços realocados sejam um atrativo pelo conjunto de serviços públicos e oportunidades turísticas para os moradores e visitantes do Rio. A obra promete não só melhorar a infraestrutura, mas trazer novos serviços e facilitar a vida dos moradores.