Os estudantes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro agora contam com um novo incentivo para aprimorar seus estudos: o “Cartão do Saber”. O auxílio financeiro, sancionado pelo governador Cláudio Castro (PL), foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira (5).
Para ter acesso ao benefício, os alunos devem manter uma frequência mínima de 75% nas aulas. Com o “Cartão do Saber”, os estudantes poderão adquirir livros e materiais de leitura, incluindo livros digitais, em estabelecimentos conveniados como bibliotecas e livrarias. A medida visa proporcionar mais recursos para a educação dos jovens, incentivando o hábito da leitura e o enriquecimento cultural. A renovação do cartão será semestral, desde que a frequência escolar exigida seja mantida.
Ainda não foram definido valores do “Cartão do Saber” nem o montante total destinado ao projeto. Essas definições ocorrerão após uma reunião entre o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que avaliará os recursos disponíveis para a aquisição de livros e materiais de leitura.