Galpão Bela Maré reabre cinema na Maré com ‘Divertidamente 2’

Entre 04 e 06 de dezembro, sessões de filmes e oficinas de audiovisual promovem o encontro entre cinema, infância e debate social no coração da Maré
Foto: Observatório das Favelas / Divulgação

O CineBela foi inaugurado em 2017 e é parte fundamental da programação cultural do Galpão Bela Maré, um espaço de resistência e aprendizado no coração do Conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio.

Entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro, o CineBela celebra a reforma de sua sala de exibição com a realização da mostra “Ainda é Primavera”, uma programação que busca debater, por meio do audiovisual, as vivências e experiências das populações faveladas e periféricas.
A programação, que possui uma curadoria especial, oferece uma seleção de curtas e longas-metragens para todas as idades, com ênfase na democratização do acesso ao cinema na cidade, especialmente para públicos em territórios periféricos.

Também serão oferecidas oficinas práticas de audiovisual voltadas para crianças de primeira e segunda infância, além das tradicionais sessões de filmes, abertas ao público geral. O objetivo é continuar promovendo a troca de saberes e o debate sobre as produções audiovisuais, principalmente aquelas que refletem as realidades das favelas e periferias.

Foto: Observatório das Favelas / Divulgação

O novo CineBela está localizado agora conta com uma infraestrutura qualificada e acessível, com novos equipamentos de projeção, som e climatização, reafirmando o compromisso do Galpão Bela Maré e do Observatório de Favelas com o direito ao lazer, ao encontro e ao entretenimento de qualidade para todos, especialmente para os moradores da Maré. A programação será totalmente gratuita, garantindo acesso democrático à cultura e ao cinema para aqueles que mais precisam.‌

Confira a programação abaixo:

04/12/2024:

  • 10h – Sessão 1: “Divertida Mente 2″
Público: Crianças da Creche Nova Holanda
Sinopse: Riley entra na adolescência e a sala de controle das suas emoções passa por mudanças inesperadas com a chegada de novas emoções.
Duração: 101′ | Gênero: Animação
  • 13h – Oficina: “Criando Personagens Stop Motion com Massinha”
Local: Creche Municipal Nova Holanda
Público: Infantil
Descrição: Oficina criativa de construção de personagens em massinha, seguida de introdução à técnica de stop motion, estimulando a imaginação das crianças.
  • 16:30h – Oficina: “Roteiro em Desenho”
Local: Biblioteca Jorge Amado
Público: Infantil
Descrição: Oficina de criação de roteiros e personagens a partir das brincadeiras de verão, com foco na criação coletiva de histórias através de desenhos coloridos.

05/12/2024:

  • 10h – Sessão 2: “Divertida Mente 2″
Público: Crianças da Creche Nova Holanda – Turma 2
Sinopse: Riley vive os desafios da adolescência, enquanto suas emoções passam por novas transformações.
Duração: 101′ | Gênero: Animação
  • 15h – Oficina: “Cinema em Sombras”
Local: Galpão Bela Maré
Público: Jovem e Adulto
Descrição: Oficina prática de construção de roteiro utilizando sombras e contraluz, com foco em ações de personagens baseadas no cotidiano da primavera.

06/12/2024:

  • 14h – Grande Sessão de Reabertura
Curta-metragem: “Rio de Janeiro – Autorretrato” (26’02’’)
Longa-metragem: “Nosso Sonho”
Gênero: Documentário | Diretor: Marcelo Bauer
Bate-papo com Jéferson Vasconcelos e Priscila Rodrigues
  • 18h – Grande Sessão de Reabertura
Curta-metragem: “Rio de Janeiro – Autorretrato” (26’02’’)
Longa-metragem: “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”
Gênero: Documentário | Diretor: Marcelo Bauer
Bate-papo com Ana V. Lopes e Yasmin Thayná

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]