Quatro fotógrafos da Rocinha estão com suas imagens expostas no livro ‘Rocinha Sob Lentes’. Com o patrocínio da Supergasbras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a obra foi lançada na última segunda-feira (14/03), no Polo Rocinha.
A obra conta com imagens de Allan Almeida, Diego Cardoso, Erick Dias e Marcus Costa que apresentam a intimidade do local. No coletivo de fotógrafos há quem mora ou já viveu na maior favela da América Latina. São 2 mil exemplares e 80 fotografias.
A publicação está em inglês e em português e vai ser distribuída na Rocinha, em escolas públicas e nas instituições internacionais. Já no prefácio do livro, de João Roberto Ripper, nome conhecido na fotografia popular, avalia a obra com emoção. “Já lá se vão 50 anos trabalhando como fotógrafo documentarista e, acreditem, ainda me emociono quando descubro fotógrafos populares documentando suas comunidades com aquele misto de intimidade e afeto que só quem vive ou viveu na localidade possui”.
Mas os fotógrafos do livro são de profissões diferentes e não vivem exclusivamente do trabalho com as câmeras: eles atuam como vigilante, auxiliar administrativo, supervisor de pet shop e garçom. Mas quando atuam na fotografia, conseguem captar todo espírito da comunidade.
Em relação à organização da publicação, a curadoria e a obra foram feitas pela Engenho Arte e Cultura Lançamento. Depois dessa lançamento, o “Rocinha Sob Lentes” será tema de palestra nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP). Além disso, o projeto também participará de um workshop de quatro dias na Biblioteca Parque Estadual da Rocinha. Para se inscrever, os interessados devem enviar uma mensagem para o Instagram do grupo até sexta-feira (18).