Fórum de Ação Popular do CPX acompanha visita técnica de reitor da IFRJ, Rafael Almada, no futuro campus do Alemão

Construção do campus está em estágio de remoção de entulhos e readequação do terreno
Fórum de Ação Popular do CPX acompanha visita técnica de reitor da IFRJ. Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

A construção do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no Complexo do Alemão deu mais um passo importante. Na última segunda-feira (24), o reitor da instituição, Rafael Almada, visitou o terreno destinado ao projeto, em um encontro promovido pela Comissão de Educação do Fórum de Ação Popular do CPX.

A visita permitiu um diálogo direto entre a comunidade e o IFRJ, possibilitando uma maior compreensão das necessidades locais. O estágio atual da obra deve acabar até o final de março, após a finalização da remoção de entulhos e a readequação do terreno.

“A empresa tá fazendo essa readaptação do projeto. Muito provavelmente eles terminam até março, porque aí a gente faz a continuidade da complementação da obra”, afirmou o engenheiro civil responsável pelo projeto.

Espaço em obra do futuro campus da IFRJ no Complexo do Alemão. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Para os moradores, a chegada do IFRJ ao Complexo do Alemão representa uma conquista fundamental na ampliação do acesso à educação. “A gente está na luta para trazer a IFRJ para cá desde o início. Em 2009, batalhamos para colocar na pauta o processo de expansão, avançamos e conseguimos”, afirmou Alan Brum Pinheiro, morador do CPX e cofundador do Instituto Raízes em Movimento.

“Esse campus traz a possibilidade de tantos moradores entrarem na faculdade, a possibilidade de que meus filhos ingressem também. A possibilidade de eu estar aqui. É a possibilidade de vida para quem vem depois da gente, porque a gente luta por tanta coisa pelo Alemão e acredito que a educação é a nossa ferramenta principal de transformação e de vida para esse lugar.”, disse Camila Moradia, ativista popular e fundadora do Mulheres em Ação no Alemão.

Visita técnica foi realizada na última segunda-feira (24). Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Entre as ideias sugeridas pelo Fórum de Ação Popular do CPX, foram citadas a criação de uma horta comunitária para fornecer alimentos sustentáveis no ‘bandeijão’ do campus, como também a criação de um espaço no local que documente toda a evolução do projeto através de fotografias.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]