Neste sábado (09), inicia a primeira turma de contadores de histórias, promovida pelo projeto Invasão de Livros em parceria com o Grupo Cultura e Arte Griô. A iniciativa selecionou professores, educadores, pesquisadores e ativistas negros, pardos ou indígenas, maiores de 18 anos, para a formação. Os aprovados foram selecionados 5 de novembro.
A formação será conduzida por Sinara Rúbia e Paulo Gomes, nomes reconhecidos por suas contribuições na área cultural e na arte de contar histórias. Para os moradores do Complexo do Alemão, esse projeto vai além da capacitação técnica; ele representa um movimento de resgate e valorização da oralidade, uma das formas mais antigas de transmissão de conhecimento e cultura.
A importância desse projeto se estende também ao reconhecimento da diversidade e da riqueza cultural dos territórios populares, trazendo para o centro da cena artística pessoas que, muitas vezes, não possuem espaço em iniciativas culturais tradicionais. A narrativa comunitária é, aqui, o elo entre passado, presente e futuro, com histórias que são vividas e revividas todos os dias no Complexo do Alemão.
Os organizadores informam aos selecionados que serão contactados.