A quadra da Estação Primeira de Mangueira será palco da 3ª edição da FLIC Mangueira – Festa Literária da Mangueira –, nesta sexta-feira (6) e sábado (7), reunindo literatura, cultura popular, educação e inclusão em uma programação gratuita voltada para todos os públicos.
O evento contará com estandes de editoras, oficinas criativas, contação de histórias, rodas de samba, lançamentos de livros e bate-papos com autores.
Voltada especialmente para a população da zona norte do Rio, a FLIC também terá uma programação educativa dedicada a estudantes da rede municipal, da educação infantil ao EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria Municipal de Educação participa com estandes interativos e atividades pedagógicas.
Um dos destaques é o projeto Livres para Estudar, que promove rodas de conversa sobre saúde da mulher, pobreza menstrual e enfrentamento à violência de gênero. Alunas da rede municipal também receberão kits com absorventes durante o evento.
No Espaço GET (Ginásios Educacionais Tecnológicos), os alunos assumem o protagonismo e apresentam projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos ao longo do ano letivo. Já o estande do Instituto Helena Antipoff propõe uma experiência sensorial e acessível, com atividades que provocam reflexão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência.