Nesta sexta-feira (22) o público vai conhecer a Corte Real do Carnaval do Rio de 2025. Isto porque a etapa final do concurso que elege a corte vai acontecer no mesmo dia a partir de 19h, na Cidade do Samba, no Centro do Rio. Ao todo, dez candidatas disputam o título de Rainha e Princesas, cinco candidatos pela coroa de Rei Momo, cinco candidatas a Musa, cinco candidatos a Muso e quatro ao posto de Cidadão Não Binário.
De acordo com o presidente da Riotur, Patrick Corrêa, a essência do carnaval está na diversidade e a corte representa exatamente isso. “O carnaval do Rio de Janeiro é, na sua essência, um espaço de acolhimento, respeito e reconhecimento das diversidades que compõem sua riqueza cultural”, conta o presidente do órgão responsável pelo evento.
E nesta edição de 2025 o público poderá participar da escolha e da celebração na Cidade do Samba. Uma votação popular está disponível pelo portal de notícias G1 e vai estar aberta até 18h, de sexta-feira 22/11 para o público escolher seu candidato favorito.
O público que for à Cidade do Samba vai ainda poder curtir os shows de das rodas de samba dos grupos Segura Nega e Pique Novo. Tudo isso gratuitamente. O carnavalesco, cenógrafo e comentarista de carnaval brasileiro, Milton Cunha, será o mestre de cerimônia do evento. E no júri, um time de especialistas em diferentes áreas relacionadas ao samba ou ao carnaval.
Para essa final, serão avaliados quesitos como facilidade de expressão e desembaraço, simpatia e espírito carnavalesco e, claro, domínio da arte de sambar. A coreografia é assinada por Mayara Lima e Alex Coutinho e os prêmios variam de R$ 32,5 mil a R$ 45,5 mil.