Fim de semana no Rio promete cultura, samba e arte periférica; confira 

Programação vai da Zona Norte à Central
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Abre a roda que neste fim de semana o Rio de Janeiro está cheio de samba! Na Zona Norte, a Arena Dicró, na Penha, recebe a exposição inédita “Pipeiros”, que celebra a arte das pipas, enquanto a Nova Mocidade de Inhaúma promove o evento “Angu e Samba” com roda de samba e pagode. Já na região central, o tradicional Trem do Samba parte da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz, celebrando o ritmo que é símbolo da cidade. No Caju, o Festival de Arte e Cultura Ancestral exalta as raízes culturais afro-brasileiras. Confira a programação abaixo:

  • Exposição “Pipeiros” – Arte e Identidade Periférica

A partir desta quinta-feira (5), a Galeria L da Arena Cultural Dicró, na Penha, apresenta a exposição “Pipeiros”. Com curadoria de Jorge Valério e idealização do Coletivo Manguinhos Cria, a mostra celebra a pipa como símbolo de memória e identidade das periferias cariocas.

Quando: De 5 de dezembro a 5 de fevereiro, terça a domingo, das 10h às 21h
Onde: Arena Cultural Dicró (Penha)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

  • Sábado (7/12): Trem do Samba

Prepare-se para o tradicional Trem do Samba, que promete levar uma multidão para Oswaldo Cruz com muita música e alegria. O evento celebra a história do samba e reúne grandes nomes do gênero em diferentes vagões e palcos.

Quando: Sábado, 7 de dezembro (programação completa disponível no site oficial)
Onde: Saída da Central do Brasil em direção a Oswaldo Cruz
Entrada: Consulte detalhes no local

  • Domingo (8/12): Festival de Arte e Cultura Ancestral no Caju

O bairro do Caju recebe o Festival de Arte e Cultura Ancestral, um evento que exalta as raízes culturais locais. Oficinas, apresentações artísticas e culinária típica fazem parte da programação, que celebra as tradições afro-brasileiras.

Quando: Domingo, 8 de dezembro
Onde: Bairro do Caju
Entrada: Gratuita

  • “Angu e Samba” na Nova Mocidade de Inhaúma

A escola de samba Nova Mocidade de Inhaúma promove, neste domingo (8), o evento “Angu da Nova Mocidade”, com apresentações de samba-enredo, roda de samba e pagode retrô. Além disso, haverá delícias como angu à venda.

Quando: Domingo, 8 de dezembro, a partir das 14h
Onde: Av. Itaóca, 2582 (Antigo Clube Everest, em frente ao Dom Atacadista)
Entrada: Gratuita
Preços: Mesa (R$ 15), Angu (R$ 10)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]