O documentário “Uma história de Lindacy”, realizado pelos integrantes do projeto Jovens Repórteres da Rocinha (JRR), será lançado no Festival de Cinema do Rio, no Cine Odeon, na quinta-feira (17). O curta, foi elaborado no programa do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, iniciativa encabeçada pela Fiocruz, e traça a delicada história de Lindacy, moradora da Rocinha e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A estreia do documentário no Festival do Rio destaca o protagonismo dos jovens da Rocinha e a valorização de histórias do dia a dia, muitas vezes, marginalizadas.
O curta explora a trajetória de vida de Lindacy, marcada pela falta da figura materna e pela procura de significado através da escrita. Sua realidade inspirou integrantes do projeto Jovens Repórteres a criar o documentário, que foi escolhido para a mostra Vídeo Fórum do festival.
Projeto Jovens Repórteres
Iniciado em 2023, o projeto promove oficinas de comunicação comunitária com foco em saúde, capacitando estudantes do Ciep Ayrton Senna a produzir e multiplicar informações relevantes para a comunidade da Rocinha. A seleção do filme para o Festival do Rio é um reconhecimento do potencial transformador da comunicação comunitária e da importância de integrar arte, cultura e saúde pública nas favelas.