O Acadêmicos do Salgueiro anunciou seu enredo para o Carnaval de 2026, que prestará uma homenagem à inesquecível carnavalesca Rosa Magalhães, considerada uma das maiores referências da história do samba. Com o título poético “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola encerrará os desfiles na Marquês de Sapucaí com uma viagem mágica inspirada na mente criativa da artista.
Assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira e pelo curador Leonardo Antan, o desfile irá recriar, de forma lúdica, o processo criativo de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, personagens de contos de fadas, figuras indígenas, mitológicas e do imaginário popular brasileiro. “Ela foi o maior nome que a cultura carnavalesca já produziu”, destacou Jorge Silveira.

A homenagem também terá um caráter pedagógico, como explicou Leonardo Antan: “Rosa revelou em suas narrativas histórias transbordantes de Brasis, frutos de pesquisas profundas e sensíveis. Transformar isso em enredo é celebrar a força de quem ensinou a olhar o país com outros olhos”.