Fechando o Carnaval 2026, Salgueiro vai à Sapucaí com homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães

Enredo celebra a trajetória da artista que marcou a história da Sapucaí com criatividade e emoção
Foto: Alex Ferro | Riotur

O Acadêmicos do Salgueiro anunciou seu enredo para o Carnaval de 2026, que prestará uma homenagem à inesquecível carnavalesca Rosa Magalhães, considerada uma das maiores referências da história do samba. Com o título poético “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, a escola encerrará os desfiles na Marquês de Sapucaí com uma viagem mágica inspirada na mente criativa da artista.

Assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira e pelo curador Leonardo Antan, o desfile irá recriar, de forma lúdica, o processo criativo de Rosa, com passagens por bibliotecas encantadas, personagens de contos de fadas, figuras indígenas, mitológicas e do imaginário popular brasileiro. “Ela foi o maior nome que a cultura carnavalesca já produziu”, destacou Jorge Silveira.

Imagem: Divulgação

A homenagem também terá um caráter pedagógico, como explicou Leonardo Antan: “Rosa revelou em suas narrativas histórias transbordantes de Brasis, frutos de pesquisas profundas e sensíveis. Transformar isso em enredo é celebrar a força de quem ensinou a olhar o país com outros olhos”.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]