Nesta quinta-feira (21), durante o evento do lançamento do Plano Juventude Negra Viva, uma iniciativa destinada a promover a inclusão e garantir oportunidades para jovens negros em todo o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma obra de arte de Kamila Camillo, atuante social do Conjunto de Favelas da Maré. A obra retrata uma criança jogando futebol.
Kamila ficou muito emocionada com a chance de poder entregar um obra nas mão do presidente e destacou a importância de ir além da representação estereotipada das favelas, reconhecendo o potencial e a força das comunidades. “Mais do que apenas entregar uma obra de arte, acredito firmemente que o morador de favela é uma potência. Além disso, ele também deseja viver, quer estar vivo”, afirmou.
A imagem, capturada pela ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, foi um ponto focal durante a conversa Kamila e o presidente Lula. Kamila detalha que a entrega simbólica não representava apenas uma criança, mas o desejo de vida e oportunidades para toda uma comunidade, ressaltando a importância de políticas como o próprio Juventude Negra Viva.