Tudo escuro. Foi assim que moradores do início da Rua Nova, no Complexo do Alemão, amanhecem desde a operação policial, no último dia 15. Na ocasião, uma barricada com fogo foi montada em frente à casa de moradores. O fogo atingiu carros, postes, plantas, janelas e animais e derreteu até um interfone.
O maior obstáculo dos moradores da região, neste momento, é a falta de luz. Os fios de energia foram torrados pelo incêndio e desde a operação, um trecho da Rua Nova está às escuras. E como se já não bastasse o que aconteceu na operação, a Light se recusa a ir até o local porque “o pessoal não paga luz”, dizem moradores.
“Não temos nada a ver com essa guerra, mas infelizmente ela acaba nos afetando. Eu moro aqui há 56 anos e desde que cheguei aqui, nunca veio uma conta de luz. Mas será que não podemos ter uma tarifa social? Não podemos? Porque a situação é essa que vocês estão vendo”, disse uma moradora. Na hora do fogo, ela perdeu algumas aves que criava em gaiolas.
“Acabei de vir ali da associação de moradores ver se tem alguma previsão de volta da luz. Eu tive que pegar as coisas da geladeira e guardar nas casas de amigos porque eu não tenho energia. As coisas estavam estragando”, comentou outro morador da Rua Nova.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Light, enviando os protocolos repassados pela associação de moradores. A concessionária, por e-mail, solicitou a confirmação do local para realizar atendimento.
Atualização:
A Light realizou o reparou no final da tarde do último dia 16. Em contato com moradores, dos meus confirmaram o conserto.