Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Faetec abre inscrições para 2.424 vagas em favelas para cursos profissionalizantes e técnicos

Oportunidades são para as áreas administrativas, de beleza, idiomas, informática, moda e cozinha.
Foto: Divulgação / Faetec

Estão abertas as inscrições para 2.424 vagas na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), na capital. E todas essas vagas são oferecidas apenas em favelas do Rio — Alemão, Batan, Cidade de Deus, Ipanema (Pavão/Pavãozinho), Mangueira, Manguinhos, Rocinha, Santa Marta, Vila Kennedy e Quitungo. Segundo a instituição de ensino, são cursos de qualificação profissional e técnicos.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.faetec.rj.gov.br, até 2 de julho. Para disputar uma vaga, é preciso ter entre 15 e 18 anos e, no mínimo, ensino fundamental incompleto, a depender do curso. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso.

As oportunidades são para as áreas administrativas, de beleza, idiomas, informática, moda e cozinha. Confira abaixo a distribuição por unidade.

Sorteio

Os candidatos serão selecionados por sorteio. O resultado será divulgado no dia 3 de julho. O período de matrícula vai de 4 a 11 de julho. A previsão é que as aulas tenham início em 31 de julho.

No dia da matrícula, os contemplados no sorteio deverão apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone), comprovante de escolaridade compatível com o requisito do curso pretendido e curso de qualificação ou comprovante de experiência profissional na área, quando exigido.

Cursos técnicos

Para cursos técnicos, são oferecidas 454 vagas. Neste caso, é preciso estar cursando a partir do 2° ano do ensino médio ou já ter concluído a formação. As inscrições para esta modalidade vão até o dia 3 de julho, pelo site da empresa organizadora da seleção: www.legalleconcursos.com.br.

De acordo com a Faetec, os documentos necessários, bem como todas as orientações, estão disponíveis no edital, no site da instituição.

Veja as vagas por unidade:

Faetec Alemão – Unidade Paranhos – 160 vagas para cursos profissionalizantes em: Cabeleireiro; Espanhol Básico; Instalador e Reparador de Ar-condicionado Split; Maquiador; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; e Operador de Computador.

Faetec Batan – 140 vagas para cursos profissionalizantes em: Cabeleireiro; Inglês Iniciante; Manicure e Pedicure; Maquiador; e Operador de Computador.

Faetec Cidade de Deus – 756 vagas para cursos profissionalizantes em: Bartender; Cabeleireiro; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Espanhol Básico I; Francês Básico I; Inglês Iniciante; Manicure e Pedicure; Maquiador; Operador de Computador; Pedreiro de Alvenaria; Recepcionista; Salgadeiro; e Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade – NR-10. E 50 vagas para curso Técnico em: Gastronomia e Edificações.

Faetec Ipanema – 283 vagas para cursos profissionalizantes em: Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Espanhol Básico I; Excel Avançado com VBA; Francês Básico I; Inglês Iniciante; Iniciação Teatral; Leitura Dramatizada; e Operador de Computador. Além disso, há 35 vagas para curso Técnico em: Guia de Turismo.

Faetec Mangueira – Unidade Beth Carvalho – 165 vagas para cursos profissionalizantes em: Cabeleireiro; Depilador; Excel Avançado com VBA; Inglês Iniciante; Manicure e Pedicure; Maquiador; e Operador de Computador.

Faetec Manguinhos – 261 vagas para cursos profissionalizantes em: Assistente Administrativo; Barbeiro; Cabeleireiro; Eletricista Industrial; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Encanador Instalador Predial; Inglês Iniciante; e Instalador e Reparador de Climatização Doméstica.

Faetec Rocinha – 223 vagas para cursos profissionalizantes em: Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Condutor de Turismo Esportivo; Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos Básico; Espanhol Básico; Francês Aplicado a Serviços Turísticos; Francês Básico; e Organizador de Eventos.

Faetec Santa Marta – 85 vagas para cursos profissionalizantes em: Cabeleireiro; Manicure e Pedicure; e Salgadeiro.

Faetec Vila Kennedy – 114 vagas para cursos profissionalizantes em: Assistente Administrativo e Inglês Iniciante

Faetec Quitungo – 152 para cursos profissionalizantes em: Assistente Administrativo; Costureiro de Máquina Reta e Overloque; Espanhol Básico; Modelista de Roupas; e Operador de Computador.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]