F20 marca presença no Rio Innovation Week

A Favela no Debate Global (F20) apresentou o painel Construindo pontes e fortalecendo voz locais: A importância da inclusão comunitária nas políticas climáticas globais
Foto: Raquel Camargo / Reprodução

O F20, que colocou a Favela no Debate Global, chegou no Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. A equipe participou do painel “Construindo pontes e fortalecendo voz locais: A importância da inclusão comunitária nas políticas climáticas globais”, que aconteceu na última quarta-feira (14).

A apresentação reuniu grandes personalidades de diferentes instituições: Karina Penha (Perifa Connection), Rene Silva (Voz das Comunidades), Robert Montinard (Associação Mawon), Magda Gomes (Instituto GUETTO). A mediação ficou por conta de João Victor, também do Voz das Comunidades.

Composto integralmente por iniciativas comunitárias e culturais, o painel abordou visões a partir das favelas cariocas, de dentro da baixada de Belém e a grande favela que é o Haiti, como Robert disse durante sua apresentação. “Primeiro dentro desse espaço da Rio Innovation Week, as pessoas buscam muito sobre falar de inovação e a gente tem um painel com pessoas negras. Então, eu achei que o painel casou muito, trazendo pessoas de diferentes espaços para falar sobre as suas iniciativas, que refletem também as questões socioambientais, que impactam também o território e naturalmente impactam também o clima”, afirma Karina.

Continua Karina Penha, diretora do Perifa Connection, ressaltou soluções que estão sendo criadas. “A gente está muito acostumado a ouvir falar que as periferias são problemáticas, elas revelam problemas, que a gente tem que ficar distante. A gente trouxe um painel trazendo que a periferia tem a solução, que quem está na base, que quem vem da sua base é quem sabe falar, perspectiva diferente sobre o Brasil”.

Karina Penha, diretora do Perifa Connection. Foto: Uendell Vinícius / Voz das Comunidades

João Victor avaliou que a participação do F20 no Rio Innovation Week reflete a oportunidade de manifestar a visão de favelas e periferias dentro da grandiosidade do evento. “A gente teve falas de direitos para essa população, refugiado e imigrante, a gente teve uma fala sobre as perspectivas futuras quando a gente aborda a COP30, o que será abordado, os reflexos do G20, também teve a presença do Renê Silva quanto voz das comunidades reforçando e ampliando e mostrando como que se faz esse debate, como que se reforça essas vozes, como esses diálogos que teve aqui hoje podem ecoar para mais longe, para junto a gente conseguir chegar no nosso objetivo final”.

O F20 marcará presença também na sexta-feira (16), no painel “Soluções tecnológicas para redução das desigualdades sociais nas favelas: A tecnologia como ferramenta de transformação” no Rio Innovation Week. Para mais informações, acesse o site https://www.f20.org.br/ ou a programação do Rio Innovation Week.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]