Exposição ‘Favela em Fluxo’ chega no museu da Maré

A mostra já reuniu mais de 34 mil pessoas por todo o Brasil e chega gratuitamente na Maré.
Foto: Tati Freitas

A viagem da exposição itinerante começou em Recife (PE), passou por Salvador (BA) e agora desembarcou no Rio de Janeiro na última segunda-feira, dia 30. O Museu das Favelas, de São Paulo, anuncia a chegada da exposição itinerante “Favela em Fluxo” no Museu da Maré, Zona Norte da cidade, dando continuidade a uma jornada de trocas culturais.

Com curadoria de Rebecca França, José Eduardo Ferreira, Leonardo Moraes e Aline Bispo, a mostra estará em território carioca do dia 30 de setembro até o dia 2 de novembro. A exposição, que já recebeu mais de 34 mil pessoas, apresenta uma experiência imersiva que destaca a efervescência criativa das favelas brasileiras, trazendo obras dos artistas Vitória Vatroi, Vários Nomes, Lua Barral, Cigana, Francisco Mesquita, Mila Souza, Uiler Costa Santos, Fernando Queiroz, Zaca Oliveira, Elson Júnior, Jade Maria Zimbra, Albarte, Gael Affonso, Entidade Maré, Deize Tigrona, Robinho Santana, Janaína Vieira, Mayara Amaral, ABSURDO (Wadjla Tuany), Pétala Lopes, Mc Mano Feu e Luiza Fazio.

“Favela em Fluxo” convida o público a refletir sobre os fazeres culturais das periferias, promovendo a valorização e reconhecimento de suas expressões artísticas. “A exposição ‘Favela em Fluxo’ circula em uma jornada de pertencimento. É uma honra seguir nosso curso com essa itinerância, que agora chega ao Rio de Janeiro, trazendo ao público uma mostra que busca inspirar e celebrar a riqueza cultural das favelas, desafiando estereótipos e promovendo o reconhecimento genuíno das potencialidades desses territórios. Estamos construindo outras narrativas e contando as nossas histórias a partir das nossas expressões. Aqui, o fluxo das favelas se torna a rota primordial e coloca a cultura no centro”, destaca Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.

A exposição estará em cartaz no museu da Maré a partir do dia 30 de setembro até o dia 2 de novembro, de terça a domingo das 9h as 17h, com entrada gratuita. A mostra é uma realização do Museu das Favelas de São Paulo, com o patrocínio do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Depois de ocupar a capital carioca, ‘Favela em Fluxo’ segue para São Paulo, na sede do Museu das Favelas.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]