Na manhã de ontem (30/08), aconteceu no Bistrô Estação R&R que fica na região da Nova Brasília, a segunda exposição de fuscas antigos do Complexo do Alemão. O Evento foi uma parceria com o grupo Amigos Fusqueiros Air Cooled RJ.
Após o sucesso da primeira edição da exposição, que aconteceu mês passado, a parceria foi feita novamente na manhã deste último domingo. O evento foi uma grande oportunidade dos moradores do Alemão terem contato com os fuscas e trocarem conhecimentos com outros fãs do clássico. Os donos dos carros tem a oportunidade de terem outra visão do que é o Complexo do Alemão, e como a favela é diferente do que é noticiado. O automóvel em si possui uma ligação com a classe popular, o nome fusca na sua origem vem do idioma alemão, e seu significado é “Carro do Povo”.
Diversidade na Favela
Gabriela Romualdo, falou sobre como é importante ter esses eventos na comunidade. “É algo novo, é mais uma loucura nossa, mais ta ai. As pessoas precisam entender que podemos ter tudo aqui dentro da favela, tudo que tem lá fora podemos fazer aqui dentro, podemos ter isso, não tem nada de diferente. E quando realizamos esses eventos e as pessoas passam olham e falam, “caramba, isso aqui” é gratificante. Quando criamos o Bistrô a intenção era justamente essa, ter um espaço de arte e cultura no Complexo do Alemão, e que a comunidade tenha essa oportunidade”.
Fusqueiros e amigos na favela
Márcio Coelho de 43 anos é o presidente dos Amigos Fusqueiros Air Cooled, e junto com a diretoria do grupo contou como é ter essa nova perspectiva de uma favela. “Nós chegamos aqui e somos bem recebidos por todos, coisa que em muitos lugares como Barra e Zona Sul não acontece, lugares que são bem vistos aos olhos da sociedade. Então para todos nós como diretoria, isso é mais importante, mais importante que os carros em si, é essa troca de experiências e o momento entre famílias e amigos”.
Os integrantes do Amigos Fusqueiros Air Cooled RJ tem como característica principal há união e amizade, mas não deixam os carros para trás, muito menos parados no tempo. Todos os carros tem a cara do dono, e acompanham as tendências, como tinturas modernas ou até mesmo uma modernização interna dos carros, que sãos seus xodós. O grupo é aberto para todos, mesmo aqueles que não tem fusca, são convidados a participar, entre em contato através do Instagram @AFRJ.