Quem gosta de Funk carioca aí? O programa #estudeofunk está com inscrições abertas para novos artistas do gênero musical. Idealizado e realizado pela Fundição Progresso e Viva Brasil, o projeto é voltado para jovens artistas, como MCs, DJs, dançarinos e produtores já atuantes na cena do Funk do Rio de Janeiro. O objetivo é criar e gravar músicas, videoclipes, além de desenvolver habilidades criativas e expressão corporal, se conectando com processos da indústria da música.
O projeto vai selecionar 150 alunos e contará com três ciclos de aceleração. Serão 50 participantes por ciclo. A programação dos cursos e oficinas para formação artística abrange expressão musical e corporal, direitos autorais, lançamentos musicais, marketing, comunicação e tecnologia, além de ambientes para a livre criação de música e conteúdos – ampliando perspectivas e horizontes para jovens interessados em atuar na indústria criativa, contribuindo para a profissionalização da cena do funk no RJ.
Um galpão de 700 m², na Fundição, está sendo todo reformado e contará com um estúdio de gravação musical, espaço multiuso para gravação audiovisual, ensaios fotográficos, sala de ensaio para dança, espaço para cursos, oficinas, workshops e performances, além de equipamentos e suporte técnico para as atividades de criação.
Como se inscrever?
Nesta terça-feira, 5 de abril, os interessados no programa de aceleração #estudeofunk podem se inscrever através de um edital, que está disponível no site www.estudeofunk.com.br. O prazo é até 28 de abril.
Haverá uma audição e seleção feita pela curadoria do projeto, formada por produtores, artistas e empresários. Segundo o projeto, a curadoria levará em consideração para a seleção um mix de talentos que apresente inclusão social, diversidade e equidade de gênero como premissa.
A fase de seleção vai até 24 de maio, com resultado dos participantes previsto para anúncio em 25 de maio. O início das atividades acontecem no dia 6 de junho de 2022.