O mural artístico de 20 metros na rua Padre Italo Coelho, na rampa do 314, no Morro do Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi finalizado nesta quarta-feira (17). A iniciativa foi coordenada pelo grafiteiro e artista Leandro Tick em parceria do Laelson, pintor e idealizador do projeto Arte d’ cor Vidigal que atua no território há 5 anos. O grande incentivador foi o turismo promovido pela moradora e guia local, Neusa Lima, que potencializou a ação levando 10 visitantes e doadores da intervenção artística no Morro.
O turismo de experiência por dentro da favela, fortaleceu a arte urbana, os turistas conheceram o Vidigal por dentro dos becos e vielas e a pintura proporcionou este encontro. Os visitantes tiveram um espaço reservado no muro para deixar suas expressões no Vidigal.
Mural
“Nós gastamos 25 jets e um balde 18 litros de tinta, eles [os convidados] pagaram almoço, as tintas, a gente deixou um pouco do muro para eles pintarem”, conta o pintor Laelson. “A oficina foi finalizada com a participação deste convidados, foi bem bacana e o muro ficou lindo também!”, resume o artista Leandro Tick, responsável pelas articulações para o mural ganhar vida.
“Eu comecei este trabalho, com tintas que sobram dos clientes eu trago para a favela, becos e vielas, a minha vida é pintar. O beco é uma coisa escura, então a gente tem que jogar luz para nós mesmos, clarear os becos. A gente tem que cuidar da nossa comunidade! Foi aí que criou o projeto Arte d’cor Vidigal, eu fui à Associação de Moradores, conseguimos no cartório essa autorização, ia nas lojas pedir os restos de tintas para pintar os becos da favela”, complementa Laelson, idealizador do Arte d’cor Vidigal.