Escritora Conceição Evaristo será o enredo do Império Serrano para o Carnaval 2026

“Ponciá Evaristo: Flor do Mulungu” será uma homenagem à escritora e ativista
Foto: Reprodução

A potência da literatura negra brasileira vai ganhar destaque na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. O Império Serrano anunciou neste sábado (21) que seu próximo enredo será uma homenagem à escritora e ativista Conceição Evaristo, com o título “Ponciá Evaristo: Flor do Mulungu”. O desfile promete levar à avenida a força, a ancestralidade e a poesia que marcam a obra da autora mineira.

Mineira de Belo Horizonte, nascida em 1946, Conceição Evaristo é reconhecida por obras que retratam a vivência negra, especialmente das mulheres, com lirismo, ancestralidade e força narrativa. Criadora do conceito de “escrevivência”, que valoriza a escrita como extensão da experiência vivida, a autora tem sua obra marcada por histórias que falam da dor, da resistência e da beleza de ser mulher negra no Brasil.

Conceição, nascida em uma favela de Belo Horizonte e referência na luta antirracista e feminista, é autora de livros fundamentais como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos d’Água, obras que retratam a vivência da mulher negra e periférica brasileira com lirismo, denúncia e resistência.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]