A potência da literatura negra brasileira vai ganhar destaque na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. O Império Serrano anunciou neste sábado (21) que seu próximo enredo será uma homenagem à escritora e ativista Conceição Evaristo, com o título “Ponciá Evaristo: Flor do Mulungu”. O desfile promete levar à avenida a força, a ancestralidade e a poesia que marcam a obra da autora mineira.
Mineira de Belo Horizonte, nascida em 1946, Conceição Evaristo é reconhecida por obras que retratam a vivência negra, especialmente das mulheres, com lirismo, ancestralidade e força narrativa. Criadora do conceito de “escrevivência”, que valoriza a escrita como extensão da experiência vivida, a autora tem sua obra marcada por histórias que falam da dor, da resistência e da beleza de ser mulher negra no Brasil.
Conceição, nascida em uma favela de Belo Horizonte e referência na luta antirracista e feminista, é autora de livros fundamentais como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos d’Água, obras que retratam a vivência da mulher negra e periférica brasileira com lirismo, denúncia e resistência.