Escolinha de skate no Vidigal promove ensinamentos do esporte para crianças e jovens

As aulas do projeto acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 19h, na Vila Olímpica da comunidade

Foto: Reprodução

No Morro do Vidigal, Zona Sul da cidade do Rio, um grupo de amigos decidiram inovar e trazer para a comunidade um esporte diferente do que geralmente existe nas favelas: o skate. O Trio vem realizando aulas de maneira gratuita para crianças e jovens da comunidade.

A página Parceiros do Vidigal postou no início deste mês a chegada dessa nova iniciativa. A prática que agora é esporte olímpico, chegou na favela graças ao desejo de 3 jovens em ensinar aos mais novos os fundamentos do skate. O esporte ainda é pouco visto nas favelas cariocas por inúmeros fatores, como: a falta de condições financeiras para aquisição dos equipamentos e locais adequados, além do próprio skate. Contudo, isso não impediu que o ator Rafael Braço (26) , o amigo Caio Vinicius (22), e o skatista Jonathan Mentex, também de 26 anos, trouxessem a atividade esportiva para o Vidigal. Com isso, surgiu a escolinha de skate.

Vidigal
De boné Caio Vinicius, no centro Mentex, e de azul Rafael Braço.
Foto: Reprodução

Esses jovens sempre tiveram o esporte presentes em suas vidas e isso os motivou a passar todo o conhecimento e carinho com o skate para a juventude. Rafael e Caio são atores e crias da Baixada Fluminense. Ao chegar na comunidade, viram a oportunidade de começar o projeto no Vidigal. ”Começamos porque o esporte mudou minha forma de viver e pensar. Como mudou a minha vida, pode mudar de outros também. Porque as coisas ruins estão mais perto, e o esporte tem esse poder de separar as coisas boas do que não é”, contou Rafael.  

Mentex, já campeão brasileiro da modalidade, desde o início quis somar com a dupla e participar também do projeto. ”Começamos o projeto há pouco tempo, porém as crianças estão adorando. Cada aula que passa chega gente nova na escolinha de skate. Não tinha nada relacionado ao skate na comunidade. É uma novidade para as crianças”, relatou o skatista.

Vidigal
O grupo tem como próximo passo comprar mais equipamentos para ampliar as aulas, e buscar parceiros interessados em ajudar o projeto. Foto: Reprodução

Por sua vez, Caio Vinicius contou como tem sido este começo das atividades. “Independente se a criança vai ser um atleta profissional, o objetivo maior é mostrar que eles podem ser mais, mostrar o skate a eles. Porque têm muitos moleques habilidosos que moram na comunidade. A criança tem que ter essa oportunidade de conhecer algo diferente da realidade dela”.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 19h, na Vila Olímpica do Vidigal. É só chegar e participar.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]