Já começou o carnaval mais popular da cidade do Rio de Janeiro. Com novo espaço e nova estrutura, o carnaval da Intende Magalhães, agora chamado de “Nova Intendente”, juntou foliões para assistirem e participarem da festa. O Voz das Comunidades esteve presente e acompanhou escolas oriundas de algumas comunidades do Rio de Janeiro. Confira:
Dia 19
Com o enredo “Na Mira da Flecha”, a Coroado de Jacarepaguá fez uma homenagem ao santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. No sincretismo religioso, representa o Orixá Oxóssi. A Coroado de Jacarepaguá levou muito verde e fantasias bem acabadas. A única alegoria da escola representava o Orixá Oxóssi. Na ponta da língua, a escola da Cidade de Deus cantou o samba de uma ponta à outra da avenida. Confira a cobertura do desfile completo na transmissão do Voz das Comunidades.
Dia 20
No segundo dia de desfiles, a Unidos do Cabuçu abriu a noite na Nova Intendente. Homenageando o cantor e compositor Noca da Portela, a escola contou a trajetória da grande personalidade da velha guarda do samba. Noca veio no último carro da escola, que representava a águia da Portela. A comissão de frente representou a vinda do sambista ao Rio de Janeiro e sua redenção no mundo do samba. O primeiro casal de porta bandeira e mestre sala arrancou aplausos do público e dos jurados. O abre alas da escola representou a catedral de São Sebastião, com muito dourado. Com muito brilho, a escola atravessou a avenida e fechou no tempo certinho. Confia fotos do desfile:
A Unidos de Manguinhos pisou forte na avenida na segunda noite de desfiles da Nova Intendente, homenageando a garra da própria comunidade com o enredo “Quilombo Manguinhos: Aqui brilham as nossas estrelas”. Ainda que a escola tenha vindo determinada, alguns problemas afetaram a escola. A fantasia da comissão de frente não tinha chego no momento da largada da agremiação. Alguns componentes chegaram atrasados e encontraram suas alas já dentro do desfile. A primeira alegoria apresentou alguns problemas abrindo um buraco na Nova Intendente, bem em frente à última cabine de jurados. A ala das passistas teve bastante destaque no desfile, com muito brilho prateado. Bateria levantou o público com refrão da escola. Confira o desfile:
A Mocidade Unida da Cidade de Deus veio com reforço do público. Quando a escola foi anunciada, bastante gente vibrou com a escola. Com o enredo “Das lavouras da África ancestral à economia informal do Brasil imperial”, a escola fez o dever de casa na avenida. A comissão de frente, representando a colheita, surpreendeu a todos com a coreografia. Leonam Ramos e Barbara Almeida, casal de mestre sala e porta bandeira, arrancou aplausos. As fantasias contaram bem o enredo, com detalhes precisos que representaram o enredo. Confira fotos do desfile:
Conhecida como Princesinha da Zona Oeste, a Unidos da Vila Kennedy chegou com o pé direito na Intendente Magalhães. Com uma bateria de surdo único, como Estação Primeira de Mangueira, a escola homenageou os reis intitulados pelo povo, falando de Pelé, Xuxa, Zumbi dos Palmares e Roberto Carlos, entre outras figuras populares. Representando o Rei Sol, a comissão de frente veio com fantasias bem acabadas. Entretanto, já em outras alas, alguns adereços pareciam ter faltado. Uma das aulas desfilou só com a parte de cima do desfile, sendo possível ver que componentes estavam com suas roupas normais por baixo. Uma outra ala desfilou com fantasias não finalizadas, faltando elementos em alguns detalhes. A ala de passistas arrancaram aplausos, assim como a bateria, que puxou o público. Confira a transmissão do Voz das Comunidades.
Ouviu-se um miado longo na noite de desfiles da Nova Intendente. Era a Gato de Bonsucesso que chegava com tudo na avenida do carnaval mais popular da Zona Norte. Escola vinda do Complexo da Maré, a escola homenageou as mulheres guerreiras da comunidade. A comissão de frente, representando Oxum, fez bonito em frente à cabine de jurados. O primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira representaram Oxum e Xangô em suas fantasias. No tripé, o icônico Gato foi aplaudido pelo público. A animação dos componentes contagiou os presentes, que vibraram junto com a escola. A bateria veio fervendo para o desfile, com bastante alegria e samba na ponta da língua. Confira fotos: