Escolas de comunidades fazem bonito no carnaval da Nova Intendente

Em dois dias, agremiações se apresentaram nas séries de avaliação e bronze no carnaval da Zona Norte do Rio
(Foto: Bruno Itan)

Já começou o carnaval mais popular da cidade do Rio de Janeiro. Com novo espaço e nova estrutura, o carnaval da Intende Magalhães, agora chamado de “Nova Intendente”, juntou foliões para assistirem e participarem da festa. O Voz das Comunidades esteve presente e acompanhou escolas oriundas de algumas comunidades do Rio de Janeiro. Confira:

Dia 19

Com o enredo “Na Mira da Flecha”, a Coroado de Jacarepaguá fez uma homenagem ao santo padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. No sincretismo religioso, representa o Orixá Oxóssi. A Coroado de Jacarepaguá levou muito verde e fantasias bem acabadas. A única alegoria da escola representava o Orixá Oxóssi. Na ponta da língua, a escola da Cidade de Deus cantou o samba de uma ponta à outra da avenida. Confira a cobertura do desfile completo na transmissão do Voz das Comunidades.

Dia 20

No segundo dia de desfiles, a Unidos do Cabuçu abriu a noite na Nova Intendente. Homenageando o cantor e compositor Noca da Portela, a escola contou a trajetória da grande personalidade da velha guarda do samba. Noca veio no último carro da escola, que representava a águia da Portela. A comissão de frente representou a vinda do sambista ao Rio de Janeiro e sua redenção no mundo do samba. O primeiro casal de porta bandeira e mestre sala arrancou aplausos do público e dos jurados. O abre alas da escola representou a catedral de São Sebastião, com muito dourado. Com muito brilho, a escola atravessou a avenida e fechou no tempo certinho. Confia fotos do desfile:

A Unidos de Manguinhos pisou forte na avenida na segunda noite de desfiles da Nova Intendente, homenageando a garra da própria comunidade com o enredo “Quilombo Manguinhos: Aqui brilham as nossas estrelas”. Ainda que a escola tenha vindo determinada, alguns problemas afetaram a escola. A fantasia da comissão de frente não tinha chego no momento da largada da agremiação. Alguns componentes chegaram atrasados e encontraram suas alas já dentro do desfile. A primeira alegoria apresentou alguns problemas abrindo um buraco na Nova Intendente, bem em frente à última cabine de jurados. A ala das passistas teve bastante destaque no desfile, com muito brilho prateado. Bateria levantou o público com refrão da escola. Confira o desfile:

A Mocidade Unida da Cidade de Deus veio com reforço do público. Quando a escola foi anunciada, bastante gente vibrou com a escola. Com o enredo “Das lavouras da África ancestral à economia informal do Brasil imperial”, a escola fez o dever de casa na avenida. A comissão de frente, representando a colheita, surpreendeu a todos com a coreografia. Leonam Ramos e Barbara Almeida, casal de mestre sala e porta bandeira, arrancou aplausos. As fantasias contaram bem o enredo, com detalhes precisos que representaram o enredo. Confira fotos do desfile:

Conhecida como Princesinha da Zona Oeste, a Unidos da Vila Kennedy chegou com o pé direito na Intendente Magalhães. Com uma bateria de surdo único, como Estação Primeira de Mangueira, a escola homenageou os reis intitulados pelo povo, falando de Pelé, Xuxa, Zumbi dos Palmares e Roberto Carlos, entre outras figuras populares. Representando o Rei Sol, a comissão de frente veio com fantasias bem acabadas. Entretanto, já em outras alas, alguns adereços pareciam ter faltado. Uma das aulas desfilou só com a parte de cima do desfile, sendo possível ver que componentes estavam com suas roupas normais por baixo. Uma outra ala desfilou com fantasias não finalizadas, faltando elementos em alguns detalhes. A ala de passistas arrancaram aplausos, assim como a bateria, que puxou o público. Confira a transmissão do Voz das Comunidades.

Ouviu-se um miado longo na noite de desfiles da Nova Intendente. Era a Gato de Bonsucesso que chegava com tudo na avenida do carnaval mais popular da Zona Norte. Escola vinda do Complexo da Maré, a escola homenageou as mulheres guerreiras da comunidade. A comissão de frente, representando Oxum, fez bonito em frente à cabine de jurados. O primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira representaram Oxum e Xangô em suas fantasias. No tripé, o icônico Gato foi aplaudido pelo público. A animação dos componentes contagiou os presentes, que vibraram junto com a escola. A bateria veio fervendo para o desfile, com bastante alegria e samba na ponta da língua. Confira fotos:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]