Ter uma representação significativa junto ao poder público é de plena importância para comunidades do Rio de Janeiro. Pode ser tanto uma pessoa, como um grupo, que tenha conhecimento da realidade e dos problemas que impactam no cotidiano nas comunidades. Por conta disso, no ano passado, a Prefeitura do Rio de Janeiro criou o Conselho Municipal das Favelas, composto por representações sociais de algumas comunidades. Mas você sabe como o conselho funciona?
A função do Conselho Municipal das Favelas é atuar, junto à Prefeitura do Rio, com demandas oriundas das comunidades do Rio de Janeiro. O conselho, que é composto por membros que tem participação efeitiva, possui uma composição mista que busca apoiar na formulação e controlar a execução de políticas públicas setoriais. Servindo de espaço para discussões que promovam o desenvolvimento das comunidades, os membros buscam propostas e ferramentas que sejam condizentes com a realidade local, tudo atráves do diálogo entre eles, assim como outros departamentos.
O conselho também busca consultar regularmente a população quanto a temas pertinentes destes territórios. Consultas públicas são abertas no site do Conselho Municipal das Favelas (https://conselho-de-favelas-pcrj.hub.arcgis.com/).