Os cartões de beneficiários do Vale Social começaram a ser unificados nesta terça-feira (1). A ideia é que 64 mil pessoas usem o mesmo cartão para ter acesso à gratuidade nos metrôs, trens, barcas e ônibus intermunicipais. O benefício é voltado a pessoas com deficiência ou em tratamento de doenças crônicas.
O Vale Social é um benefício concedido pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana que consiste na gratuidade em transportes de concessão estadual do modo rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário e aquaviário. É destinado à pessoa com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental e doentes crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em unidade pública de saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção pode acarretar risco de morte.
O que os usuários devem fazer
Os beneficiários que utilizam somente metrô e/ou trens terão que substituir os atuais cartões pelo novo cartão unificado, produzido pela Riocard Mais. A troca vai ocorrer exclusivamente na sede do Vale Social, que foi reformada e ampliada, e será reaberta para receber o público.
Para os que já têm o cartão da Riocard Mais, utilizando o benefício do Vale Social nos ônibus/vans intermunicipais e nas barcas, a atualização será automática. Basta que o usuário use seu cartão normalmente nos validadores da Riocard Mais, e a unificação será efetivada de forma gradativa. Neste caso, passará a valer apenas o cartão da Riocard Mais em todos os modais, e os cartões específicos das concessionárias serão desativados.
Confira o cronograma:
-Nascidos em janeiro e fevereiro: comparecer/validar entre 01/10 e 11/10
-Nascidos em março e abril: comparecer/validar entre 14/10 e 25/10
-Nascidos em maio e junho: comparecer/validar entre 28/10 e 08/11
-Nascidos em julho, agosto e setembro: comparecer/validar entre 11/11 e 29/11
-Nascidos em outubro, novembro e dezembro: comparecer/validar entre 09/12 e 20/12