O Secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, realizou uma visita ao Complexo do Alemão na tarde da última terça-feira (19). Na agenda, Guilherme se reuniu com lideranças e moradores para ouvir demandas e anunciar ações da secretaria que comanda no Governo Federal. Durante a visita, também realizou uma caminhada pelas principais áreas da comunidade, acompanhado de representantes locais.
“O Alemão representa um sentimento de todas as favelas do Brasil”
Acompanhado de Alan Brum Pinheiro, cofundador do Instituto Raízes em Movimento e fomentador do Plano de Ação Popular do CPX, Camila Moradia, ativista dos direitos humanos e Patrick Correa, Secretário de Habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Guilherme Simões falou sobre a sua atuação atual à frente da Secretaria das Periferias. Junto com a sua comitiva, Guilherme viaja pelo Brasil com a Caravana das Periferias, onde se reúne com representações locais para ouvir demandas que atingem os moradores da região. O secretário também abordou o plano Periferia Sem Risco, um conjunto de ações destinadas à lideranças comunitárias, ensinando como atuarem na prevenção de riscos de deslizamento. “O objetivo não é agir quando uma chuva forte já está caindo na favela. O objetivo é atuar antes e ver o que podemos fazer para prevenir desastres. Junto com moradores, lideranças e equipe técnica, nós viemos pra analisar para o que pode ser feito”.
“Os Planos Comunitários visam juntar moradores e executar ações junto com eles”
O programa Periferia sem Risco integra outro programa, chamado Planos Comunitários. Eles consistem em se aproximar de moradores e lideranças para a execução de planos e tomadas de decisões para a região. O Secretário busca um trabalho cooperativo, visando unir poder público junto a quem conhece e mora nestes territórios. “É isso que acontece quando a gente tem coragem de superar diferenças. É trabalhar em prol de um único objetivo”.